Letícia Cotta*
postado em 09/01/2018 11:22
Com o objetivo de combater a expansão dos vírus para áreas próximas, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia terão campanha de vacinação contra a febre amarela com a utilização de doses fracionadas ; na qual uma dose é dividida em cinco, aumentando o número de pessoas protegidas.
[SAIBAMAIS]A adoção desse fracionamento é uma medida preventiva que atuará pelo período de 15 dias e foi anunciada nesta terça-feira (9/1) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao lado de representantes das secretarias de Saúde dos três estados.
As doses seguem recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Estamos adotando a fracionalização por orientação da OMS. Não é porque faltam vacinas. Nós temos um estoque nesse momento. Mas por conta das áreas a serem cobertas, temos de nos prevenir de possíveis surtos. Temos que ter um estoque", afirmou o ministro.
Imunização por oito anos
Quem receber essa dose estará imunizado por, pelo menos, oito anos, projeta o Ministério da Saúde ; e os grupos que não estão inclusos nessa cobertura englobam crianças de 8 meses a 2 anos, gestantes, viajantes internacionais e pessoas em condições clínicas especiais, como infectadas com o HIV e durante tratamento quimioterápico. "A imunização demora alguns dias para se ativar, então quem vai viajar precisa se vacinar pelo menos 10 dias antes", alertou Barros.
*Estagiaria supervisionada por Humberto Rezende