Jornal Correio Braziliense

Brasil

Moradores constroem presídio em Goiás para combater insegurança

Juiz da cidade ajudou moradores com parcerias. Objetivo é tirar a unidade do centro da cidade e dar condições para presos se ressocializarem.


A primeira ideia, em 2016, era de apenas mudar a localidade da CPP. Os moradores, junto à Associação, procuraram o Tribunal de Justiça para apresentar um modelo de presídio, conseguindo levantar parte do orçamento de R$ 8 milhões com o próprio Tribunal e com o Ministério Público. 30% dos custos ficará com a Associação. ;Durante as reuniões, montamos um complexo que também vai ter uma colônia agrícola e industrial para que os presos possam trabalhar, se ressocializando e também diminuindo suas penas;, afirmou Ivo.

A atual Casa de Prisão Provisória conta com 370 detentos, 200 a mais que sua capacidade de abrigo. O projeto do novo presídio é de 465 vagas, sendo 365 para os presos que aguardam julgamento e as restantes para aqueles em regime semiaberto. ;O que eles estão fazendo é um verdadeiro exemplo de cidadania. Como o Estado não conseguiu acompanhar essa demanda da população, eles buscaram soluções alternativas para resolver a questão;, afirmou o juiz Eduardo Alvares de Oliveira, da 1; Vara Criminal de Rio Verde. Quinze presos estão trabalhando na construção do presídio após passarem por capacitações de pedreiro e encanador. Após a construção, o governo do estado cuidará do local.
Via Curiosamente