Brasil

Aloysio Nunes diz que Brasil mantém portas abertas para receber refugiados

O ministro das Relações Exteriores repetiu as palavras do presidente Michel Temer durante evento para discutir a situação dos refugiados na América Latina e Caribe

Deborah Fortuna
postado em 19/02/2018 12:17
O ministro também destacou que o Brasil e América Latina tem sido exemplos mundiais na questão dos refugiados
O Brasil jamais fechará as portas para os que buscam refúgio em nosso país. Esse é o recado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, ao repetir as palavras do presidente Michel Temer, durante evento para discutir a situação dos refugiados na América Latina e Caribe, na manhã desta segunda-feira (19/2). O encontro trouxe para a capital federal representantes de 36 países, com o objetivo de avaliar como as nações têm ajudado essas pessoas, assim como elaborar sugestões para o Placto Global sobre Refugiados.

O exemplo mais recente da situação dos refugiados no Brasil é o do alto número de venezuelanos no estado de Roraima. ;O presidente tem cumprido a legislação brasileira, tem mobilizado, principalmente, o Ministério da Justiça para regularizar a situação dos venezuelanos com mair urgência e ele reiteirou, na semana passada, que o Brasil jamais fechará suas portas;, afirmou o ministro. Segundo Aloysio, os órgãos internacionais e o governo federal já estão criando medidas para que essas pessoas possam ter acesso ao emprego e aos serviços públicos.

[SAIBAMAIS]O ministro também destacou que o Brasil e América Latina tem sido exemplos mundiais na questão dos refugiados. E também relembrou o passado, quando foi exilado na França durante a época da ditadura militar. ;Eu sei que é uma ferida que não se fecha, mas eu sei também o quanto significa e o quanto é importante ser recebido e ter condições de se integrar no país de exílio;, disse. ;Eu participo de um país que se orgulha de ser fiel nas suas obrigações em matéria de acolhida de refugiados na promoção de seus direitos;, completou.

O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi,, reafirmou a importância de existir planos e soluções que transformem a vida dos refugiados, já que o número de pessoas que deixam o país por causa de conflitos é crescente. ;Todos os dias, milhares de mulheres, homens e crianças fazem a mais difícil escolha da vida: viver afastado de tudo que é perto para eles, e fugir em busca de segurança. Eles são forçados a deixarem as suas casas por causa da pobreza, violência e perseguição. Muitos deles fazem um caminho longo e perigoso na mão de contrabandistas e traficantes;, afirmou Grandi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação