Brasil

Em nove dias, H1N1 matou oito pessoas em Goiânia

Secretaria de Saúde de Goiás confirmou o registro de três casos, mas afirma que "seis óbitos relatados permanecem em investigação"

Renato Souza, Letícia Cotta*
postado em 13/03/2018 06:00
Um surto de Influenza A H1N1 assusta a população de Goiânia. Em um intervalo de nove dias, oito pacientes que estavam internados no Hospital Vila São Cottolengo, em Trindade, região metropolitana da capital, morreram com suspeita de infecção pelo vírus. A última vítima é Rosa Maria dos Santos, 54 anos, que, após piora no quadro de saúde, foi transferida para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Os testes identificaram o vírus na corrente sanguínea de Rosa.

Outras duas pacientes que tiveram testes positivos para a doença na unidade de saúde permanecem internadas. Há ainda três internos, de 39, 43 e 50 anos, hospitalizados em estado grave no Vila São Cottolengo. A unidade de saúde atende, atualmente, 320 pacientes, sendo crianças, adultos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e com a saúde mental ou motora comprometida.

A Secretaria de Saúde de Goiás confirmou o registro de três casos, mas afirma que ;seis óbitos relatados permanecem em investigação e que um deles já foi descartado laboratorialmente;. O órgão informou que está tomando medidas para conter o problema. ;As recomendações da Superintendência de Vigilância em Saúde envolvem o tratamento dos sintomas respiratórios em até 48h, vacinação dos internos, e restrição de visitas durante o período de investigação. Além disso, reforça que a campanha nacional de vacinação será de 16 de abril a 25 de maio.;

*Estagiárias sob supervisão de Natália Lambert.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação