Brasil

Secretaria de Meio Ambiente multa Anglo American em R$ 125 milhões

Valor é referente apenas ao primeiro vazamento no mineroduto da empresa, que ocorreu em 12 de março

Sílvia Pires*/Estado de Minas
postado em 04/04/2018 18:25
Valor é referente apenas ao primeiro vazamento no mineroduto da empresa, que ocorreu em 12 de março
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) emitiu, nesta quarta-feira, o auto de infração referente ao primeiro vazamento do mineroduto da empresa Anglo American, que contaminou o Ribeirão de Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata, com 474 toneladas de polpa de minério.

O acidente ocorreu em 12 de março, em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata. Além de já ter determinado uma série de medidas ambientais à mineradora, a Semad multou a empresa em R$ 125.592.097,99.

A Semad informou que a autuação pelo segundo vazamento registrado no mineroduto Minas-Rio, em 29 de março, com aplicação de nova multa, será divulgada após análise.

De acordo com o órgão, "o cálculo foi feito com base no artigo 80 do Decreto Estadual n; 47.383/18, tendo em vista que a Anglo, considerada uma empresa de grande porte, causou poluição e degradação ambiental que resultou em dano aos recursos hídricos, gerou ainda dano ou perigo de dano à saúde pública e ao bem-estar da população".

Em nota, a Anglo American informou que já entregou ao Ibama o laudo sobre a situação do mineroduto e que a entrega foi feita dentro do prazo estipulado, de 48 horas. Em relação ao pedido do MPMG, ressaltou que as operações estão suspensas desde quinta. A empresa ainda não se pronunciou sobre o valor da multa imposta pela Semad.

Conforme a companhia, as medidas de contenção e reparação continuam. ;São 37 barreiras ao longo do ribeirão. A pluma não alcançou o Rio Casca. A empresa mantém mais de 200 profissionais trabalhando na limpeza da calha e das margens do córrego;.

A Anglo American ainda deverá entregar à Semad, em 120 dias, a revisão do programa de gerenciamento de riscos, considerando o contexto dos acidentes.

* Sob supervisão da editora Liliane Corrêa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação