Brasil

Força-tarefa começa a remover refugiados que estavam em praça em Boa Vista

Segundo a Casa Civil, cerca de 2 mil venezuelanos estão abrigados em Boa Vista

Ingrid Soares
postado em 25/04/2018 06:00
A retirada dos venezuelanos da Praça Simon Bolivar deve começar hoje

Venezuelanos acampados na Praça Capitão Clóvis, em Boa Vista, foram levados ontem para um abrigo temporário no Templo Latife Salomão, na zona oeste da capital de Roraima. A retirada dos cerca de 340 refugiados contou com o apoio da Força-Tarefa Logística Humanitária, do Alto-Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) e da prefeitura local.

O coronel Fontes, assessor de comunicação social da Força-Tarefa Logística Humanitária, afirmou que todos serão cadastrados, vacinados e receberão três alimentações diárias. ;A retirada ocorreu ao longo do dia e os imigrantes foram levados ao abrigo em ônibus fretados. As instalações têm beliches e banheiro. Antes de embarcarem, tiveram as bagagens revistadas e etiquetadas;, afirmou.

Uma segunda praça, a Simon Bolivar, também segue em processo de desocupação e os refugiados serão encaminhados ao mesmo centro. Hoje pela manhã, os que estiverem no Templo Latife Salomão serão transportados para uma estrutura montada no bairro Nova Canaã. ;Eles não foram encaminhados diretamente a esse local porque ainda estava em processo de construção. Dos 11 abrigos planejados, nove ficarão em Boa Vista, e dois, em Pacaraima, sendo que já foram construídos seis. No fim, terão capacidade para receber entre 5 mil a 5,5 mil pessoas;, completou o coronel Fontes.

[SAIBAMAIS]Juleide Rojas, 29 anos, é uma das refugiadas que estavam na praça. Acompanhada pela filha de 5 anos, ela considera a transferência para o centro positiva. ;Para nós, que estávamos em um local sem condições de viver, vir para um local coberto é bem melhor. Já estava começando a chover e também tinha a preocupação de estar na rua com minha filha. Agora, estamos um pouco mais seguras e em condições mais humanizadas;, afirmou.

Verba extra

Segundo a Casa Civil, cerca de 2 mil venezuelanos estão abrigados em Boa Vista. Os recursos para acolhimento dos imigrantes foram liberados pela Medida Provisória n; 823, que abriu crédito extraordinário de R$ 190 milhões para o Ministério da Defesa.

De acordo com a Polícia Federal, desde 2015, 43.022 venezuelanos pediram residência, refúgio ou agendaram atendimento. Entre 2017 e 2018, no sistema de controle migratório, foi registrada a entrada de 92.656 pessoas pela fronteira de Pacaraima. Entretanto, a Polícia Federal anotou a saída de 44.632. Dessa forma, 48.024 podem ter permanecido no Brasil. Entre os que saíram, 11.333 deixaram o país por outra fronteira terrestre, enquanto 13.319, em voos internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação