Brasil

Brasil "celebra" o Dia do Trabalhador com desemprego em alta

Perda do PIB nos últimos dois anos resulta em 13,7 milhões de desempregados, número que deve demorar para cair devido à lenta retomada da atividade. Centrais sindicais marcam protestos para hoje. Temer afirma que dia é de "reflexão"

Rosana Hessel
postado em 01/05/2018 08:00

Apesar de o país estar deixando para trás a maior recessão da história, que eliminou 7% do Produto Interno Bruto (PIB) no biênio 2016-2017, os brasileiros têm pouco a comemorar no Dia do Trabalho. A recuperação da economia está ocorrendo a passos mais lentos do que o esperado, e o número de desempregados aumentou em março, conforme dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Passou de 12,3 milhões, no último trimestre de 2017, para 13,7 milhões, nos primeiros três meses deste ano. Nesse mesmo período, o rendimento médio ficou estagnado em R$ 2,169 mil.

Especialistas afirmam que esse quadro não é animador. O emprego não deve voltar a crescer tão cedo, porque a expansão da economia está abaixo do necessário para que isso ocorra. ;A recuperação está ocorrendo de forma gradual e ainda há uma ociosidade elevada da capacidade produtiva. Portanto, para o desemprego voltar a cair, será necessário que o país cresça, por quatro anos seguidos, em torno de 4%, algo que vai demorar vários anos ainda;, explicou o economista e especialista em mercado de trabalho Carlos Alberto Ramos, professor da Universidade de Brasília (UnB). A mediana das estimativas do mercado prevê alta de 2,75% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.

Outros problemas são antigos, e estruturais. A desigualdade entre gêneros segue grande. Segundo estudos de mercado, as mulheres chegam a ganhar quase metade do salário dos homens nas mesmas funções.

Perda do PIB nos últimos dois anos resulta em 13,7 milhões de desempregados, número que deve demorar para cair devido à lenta retomada da atividade. Centrais sindicais marcam protestos para hoje. Temer afirma que dia é de

De acordo com Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, o emprego formal vem diminuindo em ritmo contínuo. Nos últimos quatro anos, o total de pessoas com carteira assinada, encolheu em quatro milhões, totalizando 32,9 milhões de trabalhadores.

;Está havendo uma queda média de 500 mil vagas por trimestre. Em quatro anos, perdemos quatro milhões de vagas formais no meio dessa recessão dos anos de 2015 e 2016;, lamentou. A taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2018 ficou em 13,1%, dado superior aos 11,8% computados entre outubro e dezembro de 2017.

Outro dado preocupante destacado por Azeredo, além desses 13,7 milhões desocupados, são as 4,3 milhões de pessoas (a maioria pardos e negros) em situação de desalento, que deixaram de procurar emprego. Esses dois, somados aos jovens que não estudam nem trabalham, compõem um exército de 26 milhões de pessoas que estão subutilizadas.

As manifestações programadas pelas centrais sindicais para hoje em todos os estados brasileiros preveem protestos. ;Não temos o que comemorar. A palavra comemoração deixamos para outro dia;, afirmou a vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmen Foro. Os atos unificados terão como mote ;Em Defesa dos Direitos e por Lula Livre;. A CUT e mais seis centrais ; Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST, Uniao Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Intersindical ; voltaram a unir forças e escolheram Curitiba para realizar a principal manifestação no país. O protesto está marcado para 14h, na Praça Santos Andrade, conhecida como Praça da Democracia. São esperadas mais de 20 mil pessoas no evento.

Em pronunciamento em cadeia nacional na noite de ontem, o presidente Michel Temer reconheceu o dia de hoje não é de festa. ;O Dia do Trabalho é um dia de reflexão, não é um dia de festa. Nós temos que comemorar a nossa capacidade de trabalho;, afirmou ele, fazendo homenagens para várias categorias. ;Enquanto alguns passam o dia criticando, a gente passa o dia trabalhando. E nessa data especial, o país agradece a quem faz, a quem produz e a quem realiza;, destacou Temer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação