Brasil

Apenas 8,6% do público alvo se vacinou contra a gripe, diz Ministério

No DF, 563 mil, pessoas devem se vacinar. Até o momento, apenas 76 mil procuraram uma das 120 salas de vacinação. Campanha vai até 1º de junho

Otávio Augusto
postado em 02/05/2018 18:50
No DF, 15 pessoas tiveram H1N1 este ano
Na primeira semana de campanha de vacinação contra a gripe, 4,7 milhões de pessoas se imunizaram no Brasil, segundo o primeiro balanço do Ministério da Saúde. A adesão é de 8,6% do público alvo - 54,4 milhões de pessoas. O estado com maior cobertura até o momento é Goiás, que vacinou 701 mil pessoas ; 53% do público alvo. Em GO, 31 pessoas morreram após contraírem o vírus H1N1.

A campanha continua até 1; de junho. A maior parcela do público é de idosos: 43 milhões. Em 12 de maio, vai ocorrer o Dia D de mobilização, um sábado em que os 65 mil postos de vacinação de todos os estados ficarão abertos para intensificar a vacinação.

No DF, 563 mil pessoas devem se vacinar. Até o momento, apenas 76 mil procuraram uma das 120 salas de vacinação - 13% do público alvo. O número mais recente da Secretaria de Saúde do DF mostra que 15 pessoas adoeceram por causa do H1N1. Três morreram. Em 2016, foram 82 casos de H1N1 e 10 mortes. No ano passado, não houve nenhum registro no DF.

As autoridades sanitárias pedem que as pessoas procurem os postos de saúde. "A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano", explica o Ministério da Saúde, em nota.

São considerados integrantes do público alvo crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa ou estão presos.

Mortes em Goiás

Ao menos 13 municípios goianos registraram mortes ; Goiânia, Trindade, Aragoiânia, Hidrolândia, Campo Alegre de Goiás, Jaupaci, Palmeiras de Goiás, Anápolis, Pirenópolis, Carmo do Rio Verde, Rio Verde, Morrinhos e Silvânia. O último boletim do Ministério da Saúde apontou 54 mortes em todo o país no mesmo período.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação