Brasil

33 milhões de brasileiros não têm onde morar, aponta levantamento da ONU

Situação favorece aumento de ocupações como a do Edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou após um incêndio, em São Paulo. No DF, há deficit de 132 mil moradias

Otávio Augusto
postado em 03/05/2018 12:16
Em nove anos, foram investidos R$ 4 bilhões em construção de moradias, segundo governo federal
A ruína do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou após um incêndio, revela um problema crônico no Brasil: o deficit de moradia. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), revela que subiu 1,4% o número de invasões no país entre 2016 e o ano passado. São 145 mil domicílios nessa situação, ante 143 mil em 2015. Faltam no país 6,3 milhões de domicílios, segundo levantamento feito em 2015 pela Fundação João Pinheiro (FJP).

Marco da arquitetura modernista, o prédio construído na década de 1960 estava ocupado pelos sem-teto do Movimento de Luta Social por Moradia havia seis anos. Cerca de 170 famílias viviam no local. São Paulo é recordista no ranking do deficit habitacional: faltam 1,3 milhão de residências. Completam a lista Minas Gerais (575 mil), Bahia (461 mil), Rio de Janeiro (460 mil) e Maranhão (392 mil). No DF, há uma carência de 132 mil moradias.
[SAIBAMAIS] Ao todo, cerca de 33 milhões de brasileiros não têm onde morar, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos. Mesmo com iniciativas do governo federal, como o programa Minha Casa Minha Vida, o problema tem se acentuado. Especialistas em habitação traduzem os números: a falta de moradia aumenta o número de invasões e de população favelada ; o índice chegou a 11,4 milhões, segundo o Censo 2010 do IBGE.
Karina Figueiredo, mestre em política social, explica que é necessária a implementação de política pública de habitação. ;Hoje, temos o aumento da população, uma crise que aumentou o desemprego e um mercado imobiliário inacessível. O Minha Casa Minha Vida conseguiu avançar, mas não foi suficiente. O número de famílias que não conseguem custear o aluguel ou o pagamento das parcelas de seu imóvel popular aumentou;, conclui.

Requalificação

Para o professor de arquitetura e urbanismo Luiz Alberto de Campo Gouveia, da Universidade de Brasília (UnB), a falta de moradia não é um problema novo. ;A diferença entre a necessidade das pessoas em habitar e a capacidade de se fazer moradia sempre foi grande. O maior problema é a renda. Enquanto os salários não permitirem a compra de imóvel, isso vai continuar acontecendo;, pondera.

O Ministério das Cidades destaca que, nos últimos nove anos, foram investidos R$ 4 bilhões em construção de moradias. ;Foram contratadas 5,1 milhões de unidades habitacionais, sendo que já foram entregues 3,7 milhões até março deste ano;, destaca nota da pasta. Segundo o governo, o deficit de residências é usado como referência para a formulação de políticas públicas e estudos na área habitacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação