Brasil

Polícia faz buscas em 6 estados em investigação contra crimes virtuais

Investigação da Polícia Federal mira denúncias de racismo, ameaça, incitação ao crime e terrorismo, praticadas na internet

Jacqueline Saraiva
postado em 10/05/2018 06:57
As ações ocorrem nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Santa Maria (RS) e Vila Vellha (ES)
Crimes que cada vez mais têm se tornado comuns na internet estão sendo investigados pela Polícia Federal (PF). Na manhã desta quinta-feira (10/5), cerca de 60 policiais cumprem um mandado de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em 6 estados na Operação Bravata, que mira denúncias de racismo, ameaça, incitação ao crime e terrorismo, praticadas no ambiente virtual.

[VIDEO1]

As ações ocorrem nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Santa Maria (RS) e Vila Vellha (ES). De acordo com a PF, a investigação foi iniciada após a Operação Intolerância, em 2012.

À época, o órgão analisou que outros indivíduos, aparentemente associados àqueles que haviam sido presos, continuaram a praticar crimes por meio dos mesmos sites e fóruns na internet que costumavam utilizar, tendo inclusive criado novos ambientes virtuais para continuar com o crime virtual. A ação intimidadora e ousada dos investigados inspirou o nome da operação inclusive.

[VIDEO2]

Incitação à violência

Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, ameaça, racismo e incitação ao crime. "Nos sites e fóruns mantidos na internet, eles incentivam a prática de diversos crimes, como o estupro e o assassinato de mulheres e negros, bem como pelo crime de terrorismo, tendo em vista haver evidências de que os mesmos foram responsáveis por ameaças de bomba encaminhadas a diversas universidades do país", afirmou a PF em nota.

A soma das penas dos crimes investigados podem chegar aos 39 anos de prisão. O alvo de mandado de prisão deve ser levado para a Superintendência da PF em Curitiba, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação