Brasil

PF investiga fraude e propina na aquisição de produtos hospitalares no Rio

Agentes fazem buscas no Rio de Janeiro contra crimes de corrupção, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro

Jacqueline Saraiva
postado em 15/05/2018 09:09
Detalhe de jaquetas de policiais federais
Médicos do Rio de Janeiro são investigados pela Polícia Federal (PF) por suspeitas de integrarem um suposto esquema de cobrança de vantagens indevidas e fraude em procedimentos licitatórios para aquisição de produtos hospitalares. De acordo com a PF, a unidade médica investigada pertence a uma organização militar.

A Operação Asclépio, nome em referência ao deus da medicina e da cura na mitologia romana, cumpre 8 mandados de busca e apreensão expedidos pela 5; Vara Federal Criminal (RJ). Todas as ações são realizadas na capital carioca e contam com apoio do Ministério Público Federal (MPF) e da Marinha do Brasil.

[SAIBAMAIS]As investigações apontaram que médicos teriam cobrado propina para aquisição de materiais cirúrgicos de firmas específicas. "Influenciaram na elaboração de editais visando direcionar licitações para empresas previamente contatadas e integrantes do esquema criminoso", afirmou a PF em nota.

Segundo a investigação, que apura crimes de corrupção, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro, também foi identificada a cobrança de uma porcentagem sobre o valor de faturas emitidas em favor de estabelecimentos médicos como contrapartida para liberação do pagamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação