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Prefeitura mantém campanha sobre ter filhos e diz que quis provocar debate

O slogan 'Só tenha os filhos que puder criar' causou polêmica nas redes sociais

Juliana Cipriani/Estado de Minas
postado em 18/05/2018 15:40
O slogan chamou a atenção dos internautas, que polemizaram a 'orientação' da prefeitura
O que era para ser mais uma campanha publicitária colocou a prefeitura de uma pequena cidade no Rio Grande do Sul no centro de uma polêmica que rendeu debates essa semana nas redes sociais. ;Só tenha os filhos que puder criar;, diz o outdoor espalhado em Quaraí, que também faz um questionamento aos possíveis pais: ;Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos;.

A campanha passou a ser reproduzida nas redes sociais e gerou várias críticas. Muitos entenderam que o cartaz seria direcionado aos pobres, como uma forma de discriminação. Outros aplaudiram a iniciativa.

O prefeito da cidade, Mario Raul, não quis se pronunciar sobre o assunto. Coube à secretária de Saúde Fabiana Saldanha explicar e dizer que a campanha é permanente. Ela comemorou a repercussão da campanha e disse que o objetivo era provocar o debate sobre planejamento familiar.

Campanha cumpriu objetivo

;Atingimos o objetivo e estamos muito felizes por contribuir para esse debate. Se foi boa ou ruim, o importante é ter repercussão e fazer esse trabalho para que as pessoas pensem sobre o assunto;, disse.

Saldanha disse que a ideia da campanha surgiu porque, em 2017, dos 271 nascimentos na cidade, 40 filhos eram de mães menores de 18 anos. A secretária afirmou que o trabalho de conscientização continua sendo feito em escolas e grupos de pessoas e tem o aval incondicional do prefeito.

;A ideia nunca foi direcionar se a pessoa é rica ou pobre, é um debate muito mais amplo. A intenção sempre foi que as pessoas pudessem externar sua posição e saíssem de sua zona de conforto. É uma campanha permanente de orientação;, disse. A secretária disse ter recebido ligações de representantes de outros municípios querendo levar a polêmica campanha para as suas cidades.

Planejamento familiar

Ao lançar a campanha em janeiro, a Prefeitura de Quaraí registrou em suas redes sociais que, segundo pesquisas, em 55% dos relacionamentos que geraram filhos não houve planejamento e os pais não estavam preparados para a gestação.

"75% dos jovens que tiveram filhos em seus relacionamentos estão fora da escola e sem perspectivas de carreira profissional. Grande parte das crianças que crescem em famílias desestruturadas e sem condições de criá-las adequadamente são mais suscetíveis à fatores externos nocivos a elas", registrou.

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