Brasil

Jato da FAB sofre pane após decolagem e cai no Rio de Janeiro

De acordo com informações preliminares, o piloto e o copiloto conseguiram ejetar antes do impacto com o solo

Renato Souza
postado em 24/05/2018 08:46

[VIDEO1]

Um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na Avenida Rio Santos, final da Avenida Brasil, na manhã desta quinta-feira (24), no Rio de Janeiro. De acordo com a FAB, o avião decolou da Base Aérea de Santa Cruz por volta das 7h40.

Assim que deixou o solo, a aeronave sofreu uma pane e caiu. O piloto e o copiloto conseguiram se ejetar antes que o avião atingisse o solo. Os dois foram levados para um hospital militar. Uma fumaça negra pôde ser vista de longe por quem passava pela região no momento do acidente.

Caça que caiu é do modelo F-5F

O caça partiu da Ala 12 da base aérea. De acordo com o Livro Branco da Defesa Nacional, documento que reúne informações acerca da estrutura atual das Forças Armadas e define as metas para o avanço bélico do Brasil nos próximos anos, o país conta atualmente com 57 caças F5.

O modelo foi apelidado por aqui de F-5M, ou F5BR. Esses aviões de velocidade supersônica atingem até 1.700 quilômetros por hora e possuem alto poder de fogo. Entre 2001 e 2013 os F-5M brasileiros passaram por um processo de modernização, que permitiu a instalação um sistema de contra-medidas eletrônicas, melhorou seu poder de ataque e equipamentos de navegação. Colaborou Ed Alves

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação