Brasil

Passageiros se revoltam com falta de ônibus em BH e fecham avenida com fogo

Sexta-feira começou com caos na capital e região metropolitana. Ônibus e pontos lotados revoltaram passageiros, que se manifestam pelas ruas da cidade

Simon Nascimento* - Estado de Minas, Fernanda Borges/Estado de Minas, Cristiane Silva/Estado de Minas
postado em 25/05/2018 09:40
Carro incendiado em Ribeirão das Neves: passageiros revoltados com o horário dos ônibus

Moradores de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, incendiaram um carro e queimaram pneus em protesto contra a falta de ônibus na manhã desta sexta-feira. O protesto ocorre na BR-040 e é acompanhado pela Polícia Militar (PM). Revoltados com atrasos, passageiros que estavam há horas na Estação BHBus Pampulha também colocaram fogo em objetos e fecharam a Avenida Pedro I, parando o trânsito no sentido Centro, na manhã desta sexta-feira. Até o Batalhão de Choque foi acionado para tentar conter a situação.

O cenário de caos com a restrição de horários dos ônibus por conta da falta de combustível é mais uma consequência da greve dos caminhoneiros. Apesar do acordo feito em Brasília ontem, a paralisação continua e chega ao quinto dia. Vários pontos de ônibus na capital e na região metropolitana amanheceram cheios.

Apesar do movimento de dia útil, hoje os ônibus circulam com o horário de domingo e quem depende do transporte enfrenta longa espera. Já as linhas metropolitanas funcionam com quadro de sábado. Para acessar ao quadro de horários, clique aqui. No início da manhã, passageiros relaram que os ônibus estavam passando direto, sem parar nos pontos. Os coletivos que circulam estão lotados desde a madrugada.

[SAIBAMAIS]Conforme a Polícia Militar (PM), há outros pontos de bloqueio de via por passageiros que estão revoltados com a redução do número de ônibus nas ruas nesta manhã. Na Avenida Raja Gabáglia, Centro-Sul de BH, um grupo fez uma barricada de pneus e ateou fogo. A interdição ocorreu próximo ao cruzamento com a Avenida do Contorno, no início da via.

Segundo testemunha, que preferiu não se identificar, uma caminhonete com seis pessoas parou na rua e despejou gasolina na pista. Após colocar fogo, saíram do local aos gritos de apoio aos caminhoneiros.

[VIDEO1]

No Barreiro, na Via do Minério, a superlotação dos coletivos também gerou revolta e a avenida foi fechada por populares. Na estação Venda Nova, a Polícia Militar também registra movimentação de passageiros que impedem a saída dos coletivos. Na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Carlos Prates, a revolta foi por falta de gasolina em um posto que não tinha mais combustível para venda.

Motoristas de vans do transporte escolar fazem carreata com buzinas e bandeiras contra o aumento de combustível e dos imposto, complicando o trânsito nos dois sentidos da Avenida Amazonas, nesta manhã. No cruzamento com a Avenida do Contorno, os motoristas pararam os veículos fechando as duas pistas. Policiais militares foram para a avenida para negociar liberação do trânsito.

Caos nos ônibus


O em.com.br entrou em contato com a BHTrans nesta manhã e a empresa descartou, a princípio, reverter o quadro de horários dos ônibus de Belo Horizonte para a circulação normal. A BHTrans reafirma que não há combustível suficiente para os coletivos.

Diante da situação, a empresa de trânsito está reforçando o número de ônibus em pontos onde avalia que há maior necessidade como, por exemplo, na Estação Diamante, no Barreiro, onde a linha 30 (Estação Diamante/Centro) opera com quadro de horários de sábado. ;Serão realizadas 20 viagens extras para atender a demanda;, publicou a BHTrans no Twitter. A Linha 3050 (Estação Diamante/ Hospitais via BH Shopping) recebeu mais três veículos de reforço e também opera no horário de sábado. A linha 104 (Estação Lagoinha/Avenida), que não circula aos domingos, está recebendo reforço de veículos e começa viagens na Afonso Pena para atender a demanda reprimida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação