Publicidade

Correio Braziliense

Ônibus de BH podem reduzir horário de circulação por causa de ataques

Somente neste ano, 11 carros foram atacados. Último deles aconteceu no fim da noite de quinta-feira


postado em 08/06/2018 18:19

Por volta de 23h dessa quinta-feira um veículo foi incendiado no Bairro Maria Goretti, Região Nordeste de Belo Horizonte(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Por volta de 23h dessa quinta-feira um veículo foi incendiado no Bairro Maria Goretti, Região Nordeste de Belo Horizonte (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

 
A onda de violência em Minas Gerais poderá provocar transtornos para os usuários do transporte público. Os ônibus de Belo Horizonte podem deixar de circular pela cidade no horário noturno, que vai das 21h às 4h. A ameaça é feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH). Neste ano, já foram 11 veículos incendiados. O último deles aconteceu no fim da noite dessa quinta-feira, 8/6, na Rua Maria das Graças, Bairro Maria Goretti, Região Nordeste de Belo Horizonte. Foi o terceiro desde domingo.

Por meio de nota, o Setra-BH informou que os ataques podem gerar queda na qualidade dos serviços prestados à população e prejuízos financeiros às empresas. Por causa disso, o sindicato informou que “na eventualidade da ocorrência de nova queima de ônibus, o sistema de transporte coletivo urbano paralisará suas atividades das 21h às 4h, até que sejam coibidas em definitivo as ações dos responsáveis pelas sucessivas queimas de ônibus”, informou. 

Ainda no documento, afirma que a reposição dos coletivos vandalizados não está garantida pelas empresas, “em função da situação financeira do sistema e do preço dos veículos novos, que gira em torno de R$ 400mil, o que gerará desatendimento nas áreas onde forem registradas ações de criminosos”. “O Setra-BH solicita empenho às autoridades públicas na adoção de medidas que sanem em definitivo os problemas gerados pela ação continuada de criminosos”, cobrou. 

A ameaça de paralisação foi feita menos de 24 horas depois de um novo ataque a coletivos. Por volta das 23h dessa quinta-feira, um ônibus da linha 8207 (Maria Goretti/Estrela Dalva) foi incendiado na Rua Maria das Graças, Bairro Maria Goretti, Região Nordeste de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, o veículo estava no ponto final quando um homem chegou com um recipiente cheio de gasolina, mandou o motorista recolher seus pertences e sair. Logo em seguida, ele ateou fogo ao coletivo com um isqueiro. Ele estava com um comparsa no local. As chamas atingiram a rede elétrica. Até o momento ninguém foi preso.

A Cemig informou que foi preciso desligar a energia elétrica de 60 consumidores no trecho onde o ônibus foi incendiado. O trabalho será complexo, pois será necessária a recomposição de toda a rede atingida pelo fogo, assim como a troca de postes e cruzetas. Assim, a previsão é que a situação seja normalizada somente no fim da tarde desta sexta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade