Brasil

Ministérios destinam R$ 27 milhões para combater tuberculose nas cadeias

Campanha da Depen e da Fiocruz deve ser implementada em 1.440 unidades prisionais. Objetivo é fazer uma ação educativa que dê visibilidade à doença e estender o tratamento já oferecido pelo SUS aos detentos e a seus familiares, e a profissionais de saúde e de segurança

Otávio Augusto
postado em 10/06/2018 08:00

O confinamento, a superlotação, a ventilação e luminosidade precárias dos presídios ajudam na contaminação

A chance de um presidiário ser acometido pela tuberculose é 28 vezes maior que a população em geral. Dados do Ministério da Saúde revelam que a população privada de liberdade responde por 10,5% dos casos da doença registrados no Brasil. Em 2017, 69 mil ocorrências foram registradas no país, sendo 7.677 somente na população carcerária. Para diminuir a transmissão, os ministérios da Saúde e Extraordinário da Segurança Pública firmaram um acordo que garante R$ 27,5 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para ações de combate à infecção.

Uma campanha será realizada em mais de 1.440 unidades prisionais. As ações devem atingir cerca de 726 mil detentos. A principal ideia do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é realizar uma ação educativa em saúde para a comunidade carcerária, com o objetivo de dar maior visibilidade à doença no sistema prisional, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e da continuidade do tratamento.

A tuberculose está associada a uma doença do passado, mas, ao contrário do que possa parecer, ela não ficou para trás. A doença altamente contagiosa exige tratamento longo e específico. O principal sintoma é a tosse, que pode ser acompanhada de cansaço, febre vespertina, sudorese noturna, perda de apetite, emagrecimento, hemoptóicos (escarro com estrias de sangue) e hemoptise (escarro de sangue).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o Brasil como a 20; nação na lista dos 30 países onde mais ocorrem registros de tuberculose. Atualmente, o país tem 33,5 casos de tuberculose a cada 100 mil habitantes ; número acima da meta preconizada pela OMS de 10 casos a cada 100 mil. O país tem o compromisso de reduzir a mortalidade para menos de um óbito por 100 mil habitantes até 2035.

Nas cadeias, a incidência é de dois mil casos a cada 100 mil pessoas. ;Se conseguirmos baixar os números nesta população, vamos ter impacto nos índices gerais. Ainda há falta de informação sobre o tratamento. A doença mata, mas tem cura;, explica a coordenadora de Promoção à Cidadania do Depen, Mara Barreto.

A partir de agora, serão realizadas oficinas regionais com gestores do sistema penitenciário para reorganizar o fluxo de tratamento e diagnóstico. ;O que vamos fazer é reorganizar o tratamento que já é disponibilizado no Sistema Único de Saúde para chegar às unidades prisionais. Isso vale também para os profissionais de saúde, segurança e familiares dos detentos;, detalha Mara.

O ambiente insalubre das cadeias é o motivo para a propagação da tuberculose . ;Imagina uma unidade prisional que tem uma ambiência que auxilia a disseminação da bactéria. O confinamento, a superlotação, a ventilação e a luminosidade precárias ajudam a contaminação;, explica.

Problema crônico

Júlio Croda, vice-presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, mapeia a doença especialmente nas cadeias. ;A tuberculose no sistema prisional é crônica e tem piorado nos últimos 15 anos por conta da explosão de detentos. As condições de encarceramento não melhoraram, pelo contrário;, destaca.

O especialista alerta que somente campanha educativa não basta para diminuir o índice da doença. ;Todos os presos têm que ter acesso a raio x e a exame do escarro. Tem que haver investimentos em diagnóstico precoce e tratamento adequado. É necessária essa intervenção. Sem isso, toda a mobilização não será efetiva;, conclui.

A tuberculose tem cura e o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, gratuitamente, o tratamento, que tem duração mínima de seis meses. Vigiar o doente para evitar o abandono do tratamento ; basicamente com quatro drogas ; é um desafio severo para se alcançar a cura. O peso da pessoa determina a quantidade das drogas que são tomadas mais de uma vez por dia. Uma pessoa de 50 quilos tem que ingerir duas cápsulas, três comprimidos e mais uma vitamina para ajudar o organismo a enfrentar o coquetel. Para um paciente de 70 quilos, o número sobe para oito unidades.

Números do Ministério da Saúde destacam a redução de tuberculose no Brasil e da mortalidade associada à doença. Entre 2006 e 2015, a incidência da tuberculose no país caiu 14,2%, passando de 38,7 casos por cada 100 mil habitantes, em 2006, para 33,2 casos por 100 mil habitantes, em 2015. O coeficiente de mortalidade, segundo cálculos da pasta, foi de 2,6 óbitos por 100 mil habitantes, em 2004, para 2,2 por 100 mil habitantes registados, em 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação