Publicidade

Correio Braziliense

PF prende integrantes de quadrilhas de tráfico internacional de drogas

Operação Duelo cumpre ordens de prisão no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Droga do Paraguai era distribuída em diversos estados, por via terrestre ou aérea, em voos comerciais


postado em 14/06/2018 07:44 / atualizado em 14/06/2018 07:49

Dinheiro apreendido na Operação Duelo: tráfico de drogas em três estados(foto: Polícia Federal/Divulgação)
Dinheiro apreendido na Operação Duelo: tráfico de drogas em três estados (foto: Polícia Federal/Divulgação)
Três grupos criminosos de tráfico internacional de drogas são investigados pela Polícia Federal (PF), que cumpre, nesta quinta-feira (14/6), 12 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo a investigação da Operação Duelo, alguns dos suspeitos cumprem, inclusive, pena por outros crimes, uns em prisão domiciliar, e outros, recolhidos ao sistema prisional.

De acordo com a PF, que investiga os grupos desde 2016, os entorpecentes são provenientes do Paraguai. A droga era distribuída em diversos estados, por via terrestre ou aérea, em voos comerciais. Os investigadores mapearam a existência de três núcleos criminosos, que, de maneira paralela ou interdependente, atuavam no tráfico. Vários suspeitos estavam vinculados a apreensões de maconha e/ou de haxixe ocorridas em Foz do Iguaçu (PR), Céu Azul (PR), Gravataí (RS) e no aeroporto de Guarulhos (SP).

Chamou a atenção da PF a forma de atuação dos criminosos nas três quadrilhas. "Demonstra o elo estável mantido entre seus integrantes para prática do crime de tráfico transnacional de entorpecentes", afirmou o órgão em nota. Foi possível identificar a atuação destes grupos criminosos em fatos relacionados a apreensões.

A investigação explica que a Operação Duelo atua, além do tráfico de drogas, contra a associação para o tráfico, eventuais delitos de lavagem de capitais, decorrente da movimentação dos valores auferidos com o tráfico.

Veja a lista de mandados da Operação Duelo


Foz do Iguaçu (PR)

5 mandados de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão

Curitiba (PR)

4 mandados de prisão preventiva e 3 mandados de busca e apreensão

Rio Grande (RS)

1 mandado de prisão preventiva

Campinas (SP)

1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade