Jornal Correio Braziliense

Brasil

Temer critica uso de fake news para interesses eleitorais próprios

As fake news acabam sendo um reflexo das opções de comunicação respaldadas pela liberdade de imprensa, ponderou o presidente

O presidente Michel Temer criticou quem usa as fake news para desinformar. O emedebista não citou nomes, mas insinuou nesta quarta-feira (20/6) que há partidos e candidatos utilizando as notícias falsas para não perder votos dos eleitores. A declaração foi dada no seminário Impacto Social, Político e Econômico das Fake News, realizado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel).

As fake news acabam sendo um reflexo das opções de comunicação respaldadas pela liberdade de imprensa, pondera Temer. Com a exceção de que elas estão sendo usadas para desinformar. ;No sistema da mais ampla liberdade de imprensa, como a nossa, há opiniões contraditórias. E essa contraditoriedade, em vez de diminuir a percepção dos cidadãos, aguça as opções. Permite discutir e verificar qual o melhor caminho. Por isso, não é sem razão, até no período eleitoral, há aqueles que apostam na desinformação de olho nos próprios interesses;, criticou.

Em tempos de fake news e do uso dessas notícias falsas para fins de interesses eleitorais próprios, Temer defende que o eleitor busque o voto de acordo com o projeto, e não necessariamente no candidato. ;Por isso, talvez, mais importante do que votar em candidato, é votar em projeto. Aí, sim, você estará fazendo algo pelo país, porque as desinformações, digamos assim, a malemolência de candidatos ou ao fundamento de que ;não vou dizer isso porque perco um eleitorado tal, um eleitorado qual;, é um mal para o país;, declarou.

Para Temer, a defesa de um projeto, independentemente se isso pode resultar em perda ou não de eleitorado, evita a ;escravização daquilo que um setor pode pensar;. ;E que o candidato não quer desagradar. Este momento já foi antevisto pelo constituinte de 1988, que já estava atento aos efeitos perversos, na verdade, das notícias falsas disseminadas de má fé;, disse.