Brasil

Temer critica uso de fake news para interesses eleitorais próprios

As fake news acabam sendo um reflexo das opções de comunicação respaldadas pela liberdade de imprensa, ponderou o presidente

Rodolfo Costa
postado em 20/06/2018 12:01
temerO presidente Michel Temer criticou quem usa as fake news para desinformar. O emedebista não citou nomes, mas insinuou nesta quarta-feira (20/6) que há partidos e candidatos utilizando as notícias falsas para não perder votos dos eleitores. A declaração foi dada no seminário Impacto Social, Político e Econômico das Fake News, realizado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel).

As fake news acabam sendo um reflexo das opções de comunicação respaldadas pela liberdade de imprensa, pondera Temer. Com a exceção de que elas estão sendo usadas para desinformar. ;No sistema da mais ampla liberdade de imprensa, como a nossa, há opiniões contraditórias. E essa contraditoriedade, em vez de diminuir a percepção dos cidadãos, aguça as opções. Permite discutir e verificar qual o melhor caminho. Por isso, não é sem razão, até no período eleitoral, há aqueles que apostam na desinformação de olho nos próprios interesses;, criticou.

Em tempos de fake news e do uso dessas notícias falsas para fins de interesses eleitorais próprios, Temer defende que o eleitor busque o voto de acordo com o projeto, e não necessariamente no candidato. ;Por isso, talvez, mais importante do que votar em candidato, é votar em projeto. Aí, sim, você estará fazendo algo pelo país, porque as desinformações, digamos assim, a malemolência de candidatos ou ao fundamento de que ;não vou dizer isso porque perco um eleitorado tal, um eleitorado qual;, é um mal para o país;, declarou.

Para Temer, a defesa de um projeto, independentemente se isso pode resultar em perda ou não de eleitorado, evita a ;escravização daquilo que um setor pode pensar;. ;E que o candidato não quer desagradar. Este momento já foi antevisto pelo constituinte de 1988, que já estava atento aos efeitos perversos, na verdade, das notícias falsas disseminadas de má fé;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação