Brasil

Governadora do Paraná e neto de Sarney tiveram os celulares clonados

Quadrilha que extorquia dinheiro por meio do aplicativo WhatsApp é alvo de operação da PF e da polícia do Maranhão

Renato Souza
postado em 17/07/2018 15:59
Quadrilha que extorquia dinheiro por meio do aplicativo WhatsApp é alvo de operação da PF e da polícia do MaranhãoA quadrilha que foi alvo da Operação Swindle, da Polícia Federal, deflagrada nesta terça-feira (17), também clonou o celular da governador do Paraná, Cida Borguetti e do deputado estadual do Maranhão Adriano Sarney, neto do ex-presidente José Sarney.

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação em conjunto com a PF e conseguiu prender o cabeça da quadrilha no estado, Leonel Silva Pires Jr. Ele foi detido em um condomínio de luxo na capital, São Luís. Junto com Leonel, a PF apreendeu dois carros de luxo que estavam na casa dele.

As suspeitas é que o dinheiro obtido pela quadrilha mediante extorsão serviu para comprar casas, automóveis e diversos bens. Adriano Sarney teria pago R$ 70 mil após ser vítima da organização criminosa.

As investigações apontaram que os alvos preferenciais eram agentes públicos, incluindo ministros de Estado do governo Temer. As investigações da PF começaram em março, após denúncia do ministro Eliseu Padilha. O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun e o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, também foram alvos.

De acordo com as diligências, os criminosos usavam o número dos políticos e demais vítimas para mandar mensagens por meio do aplicativo WhatsApp, solicitando depósitos em dinheiro para amigos e parentes dos atingidos.

No Maranhão pelo menos quatro pessoas já foram presas. Um dos alvos da PF segue foragido. Além do Maranhão, a operação ocorre em também em Brasília e no Mato Grosso do Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação