Brasil

Jovem acusa idosa de racismo e agressões físicas em transporte público

Pisão dentro de coletivo provocou discussão, agressões e injúria racial em Campo Grande (SP)

Lucas Negrisoli*/Estado de Minas
postado em 26/07/2018 15:44
Pisão dentro de coletivo provocou discussão, agressões e injúria racial em Campo Grande (SP)
;Hoje eu sofri a pior e uma das maiores humilhações que já passei na vida;, publicou nesta quarta-feira (25/7) a youtuber Alanne França no Twitter.

[SAIBAMAIS]A mulher relata que enquanto estava em um ônibus em Campo Grande, distrito localizado a 18 Km da cidade de São Paulo, uma senhora entrou no coletivo e sentou ao lado dela. ;Já me empurrando com a bolsa, para que eu não encostasse nela;, escreveu.
[VIDEO1]
Durante a viagem, de acordo Alanne, uma adolescente pisou no pé da mulher e ela começou a gritar e a ;mandar a menina se f... e tomar no..., enquanto ela pedia desculpas sem parar;, disse. Alanne, então, tentou intervir na situação. ;Eu calma estava e calma continuei. Disse ;senhora, não precisa xingar assim. Ela já pediu desculpas;, relatou.

Nesse momento, a youtuber afirma ter tocado na senhora para que ela se acalmasse. ;Ela empurrou a minha mão e começou a gritar comigo;, conta. ;Macaca, preta nojenta, desencosta de mim macaca dos infernos;, teriam sido palavras usadas pela senhora.

;Todos no ônibus começaram dizer que ela era racista, mas ela só respondia ;olha pra ela, olha essa preta nojenta;;, conta a jovem. Alanna relata que também levou dois tapas e um arranhã no rosto dela, que "começou a sangrar e para afastar ela eu segurei pelos cabelos e sacudi a cabeça dela;, afirma a moça. ;As pessoas tentaram afastar ela de mim, mas não dava jeito;, explicou.

Pessoas que estavam no ônibus conseguiram afastar as duas, mas a idosa ainda atirou um dos sapatos que calçava na youtuber e gritou para ela, ;se você gosta tanto de defender, tinha que começar se defendendo nascendo branca;.
E completa, ;Sentei e chorei enquanto alguém falava para mim que chamou a polícia".

Parte da confusão foi gravada em vídeo.

;Ela tentou sair do ônibus, que parou durante a discussão, mas o motorista fechou as portas. Mesmo na frente do policial ela não parou em momento algum de dizer essas coisas;, desabafa Alanna. ;Eu só sabia chorar, tremer e dizer que aquilo estava errado;, relembra.
[VIDEO2]

;Isso tá errado, você é uma vagabunda racista;, repetia a youtuber, até que ;mandaram parar para eu não ;perder a razão;;, explica. A mulher afirma que um dos policiais que estava acompanhando a confusão alegou que a senhora ;teria que ir algemada;. A idosa, então, respondeu ;não vai dar em nada, tenta lá;. ;Fui para o hospital de viatura e de lá para a delegacia na qual prestamos depoimentos;, relata.

A jovem disse que vai processar a idosa por injúria racial mas não acredita que ela vá às audiências. ;Tenho vídeos, provas, testemunhas, confissão, mas a própria filha disse que ;não pode provar agora, mas ela tem alzheimer; e que se for provado, eu não vou ser nada além de estatística;, explica.

;É a segunda vez que sofro racismo seguido de agressão física;, relata Alanna. Na primeira ocorrência, ela conta que precisou ficar internada e diz que, hoje, ;meu psicológico está destruído e eu, simplesmente, não tenho mais coragem de lutar contra algo que eu sei que cedo ou tarde vai me matar;, lamenta.

;Mais uma vez eu me vejo quase que obrigada a seguir em frente, mesmo que me arrastando;, desabafa Alanna. De acordo com ela, o ;pouco de fé; que ainda tinha na humanidade ;foi embora;. ;Agora acredito que um raio cai, sim, duas vezes em um mesmo lugar;, conta. ;Quem a ver (sic), que faça por mim o que não fiz: espanque até desmaiá-la;.

Durante o relato no Twitter, Alanna divulgou uma foto da senhora envolvida na confusão e pediu para que ;quem a ver (sic), que faça por mim o que não fiz: espanque até desmaiá-la;.
[VIDEO3]

Alguns seguidores da youtuber a apoiaram. "Morre gente todo dia no país. Essa morte não vai ser problema, mas sim solução;, escreveu uma seguidora. ;Mesmo que não aconteça nada, você não vai ser só uma estatística. Nós somos símbolos de luta e temos que inspirar a mudança;, tuitou um internauta em apoio.

Mas muitos condenaram a postura dela. ;Eu entendo sua raiva e seu ódio, porque só de ler eu já estou com raiva dessa velha, mas apaga isso, não vale a pena e se acontecer algo com ela vai dar problema pra você;, alertou um homem em resposta ao relato. ;Aí já perdeu a razão fia, é assim que você quer resolver as coisas? Pagando o ódio com ódio?;, criticou outro.
A ocorrência foi registrada no 99; Distrito Policial, em Campo Grande (SP), que confirmou os fatos e informou que a idosa foi liberada após pagar fiança de R$ 1 mil. A senhora, que não teve o nome divulgado pela polícia, responderá ao inquérito em liberdade. Procurada, a reportagem não conseguiu contato com Alanna França até a publicação desta matéria.
*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação