Brasil

Governo planeja ampliar distribuição de energia em Roraima

Atualmente, Roraima adquire energia elétrica da Venezuela

postado em 31/07/2018 19:42
Igreja matriz na cidade de Boa Vista
O presidente Michel Temer reuniu na tarde de hoje (31/7), no Palácio do Planalto, vários integrantes do governo para tratar da construção de linhas de transmissão que ampliarão a distribuição de energia em Roraima.

[SAIBAMAIS]A reunião contou, dentre outros, com a participação do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; do ministro da Defesa, general Silva e Luna; do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Wallace Moreira Bastos; do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior; e do ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

Como o governo trabalha em um acordo com a comunidade indígena local para diminuir os impactos da obra em suas terras, o ministro Gustavo Rocha e o presidente da Funai também participaram do encontro. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, a próxima reunião será feita no dia 20 de agosto.

Energia da Venezuela

Atualmente, Roraima adquire energia elétrica do Complexo Hidrelétrico de Guri, na Venezuela, mas, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgado em fevereiro passado, há risco de falta de abastecimento porque a empresa venezuelana sofre com a falta de manutenção dos equipamentos, além de ainda enfrentar períodos de secas que impactam o nível das represas utilizadas para a geração de energia.

Desde fevereiro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) passou a analisar o fornecimento de energia elétrica ao estado. Atualmente, a única capital brasileira que ainda está eletricamente isolada do país é Boa Vista, cujo abastecimento é feito por meio do recebimento de energia vinda da Venezuela e também com geração térmica local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação