Brasil

Explosão atinge caldeira de refinaria da Petrobras em Paulínia (SP)

A ação da brigada de incêndio da própria refinaria evitou que o fogo se espalhasse para outras áreas do complexo

Agência Estado
postado em 20/08/2018 07:37
Morador registrou fogo na Replan, em Paulínia
Uma explosão atingiu uma das caldeiras da Replan, maior refinaria de petróleo da Petrobras, na cidade de Paulínia, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (20/8). Dez viaturas do Corpo de Bombeiros dos municípios de Paulínia e Campinas foram enviadas ao local.

O incidente aconteceu por volta de 1h30. A ação da brigada de incêndio da própria refinaria evitou que o fogo se espalhasse para outras áreas do complexo.

O trabalho de combate às chamas continua, mas não houve necessidade de esvaziar as empresas vizinhas ou as casas de moradores próximos, já que se trata de uma área isolada.

Segundo o 7.; Grupamento do Corpo de Bombeiros, que atende às ocorrências na região, não houve registro de vítimas. A Petrobras também informou em comunicado no seu site que não houve feridos.

Como já informado pela empresa, a produção foi preventivamente paralisada e uma comissão será instaurada para avaliar as causas da ocorrência.

Gases tóxicos

A explosão não provocou emissão de gases tóxicos para a atmosfera, segundo avaliação divulgada pelo Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Sindipetro SP).

Segundo a entidade, a explosão ocorreu às 0h51 desta segunda-feira, seguida de incêndio nas unidades U-220A/U-683, de craqueamento e água ácida, na U-200, de destilação atmosférica, e na tubovia entre essas unidades.

A brigada de incêndio foi acionada para o combate às chamas. O funcionamento das duas unidades de destilação e duas unidades de craqueamento foi interrompido imediatamente.

"Foi decidida a parada geral preventiva das unidades de processo", relatou o Sindipetro-SP, na nota. "Não houve emissão de gases tóxicos para a atmosfera. Não houve vítimas. Focos de fogo totalmente extintos. A origem da ocorrência não foi determinada até o momento", completou o comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação