Brasil

Morre o diretor de Redação do jornal Folha de S. Paulo, Otavio Frias Filho

O jornalista e escritor tinha 61 anos e sofria com um câncer de pâncreas

Simone Kafruni
postado em 21/08/2018 06:58
Otavio Frias Filho era diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo
Morreu nesta terça-feira (21/8) o diretor de Redação do jornal Folha de S. Paulo, Otavio Frias Filho, aos 61 anos. Ele sofria de câncer no pâncreas. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1980, eleito orador da turma, foi, desde cedo, designado por seu pai, Octavio Frias de Oliveira, proprietário do jornal, para comandar a redação.

Começou a atuar no dia a dia das notícias em 1975, inicialmente assessorando Cláudio Abramo, que dirigia a redação. Em 1977, passou a fazer parte da equipe de editorialistas do jornal. Em 1978, foi designado secretário do recém-criado Conselho Editorial da Folha.

Em 1984, quando Boris Casoy deixou a diretoria de Redação, Frias Filho assumiu o cargo. Segundo suas declarações, a proposta era ;valorizar os aspectos mais técnicos, mais profissionais do jornalismo, em detrimento da ideologização e da politização dominante;. À frente da posição máxima na estrutura editorial, foi responsável pela introdução do Projeto Folha, com objetivo de levar aos leitores um jornalismo crítico, apartidário e pluralista, linha mantida até hoje.

[SAIBAMAIS]Esses princípios nortearam também o Manual da Redação, lançado em 1984 e atualizado desde então. Mais que um manual de estilo, um conjunto de normas e compromissos assumidos pelo jornal, foi o primeiro livro do gênero colocado à disposição do público. Continha uma série normatizações de procedimentos, despolitização, garantia de manifestação das diversas versões que comportam um fato. A partir da implementação do manual por Frias Filho, o texto do jornal tornou-se impessoal, descritivo, rigoroso. Foram também introduzidos recursos gráficos nas matérias que passaram a contar com mapas, tabelas, gráficos.

Recebeu, em 1991, em nome do jornal, o prêmio Maria Moors Cabot de Jornalismo, da Universidade de Columbia (EUA). De 1994 a 2004, passou a escrever uma coluna semanal publicada na página de opinião da Folha de S. Paulo às quintas-feiras Em 2000, a coluna virou o livro de coletâneas De Ponta-cabeça. Consolidado o jornal, o Grupo passou a investir em novas tecnologias e, em 1996, lançou o UOL (Universo Online S/A).

Em entrevista a Jornalistas, em 2005, para estreia da seção Protagonistas da Imprensa Brasileira, ao ser perguntado se a Folha será a mesma após sua atuação à frente do jornal que leva seu DNA, Frias respondeu: ;Difícil prever. Mas não atribuo, digamos, sem falsa modéstia, um papel tão preponderante à minha atuação. Isso faz parte um pouco da cultura geral do jornal da qual eu e várias pessoas que estão aqui proviemos. E penso que isso se adensou ao longo do tempo com a prática de ser um jornal que respeita a controvérsia, que sempre publica pontos de vistas contrastantes, contestações. (;) Acredito que esse espírito de certo modo tenha deitado raízes suficientes na Folha para sobreviver à presença das pessoas que têm feito o jornal até hoje.;

Dramaturgo

Além da atuação no jornalismo, Frias Filho se dedicava à literatura. Escreveu as peças de teatro Tutankaton, Típico Romântico, Rancor, Don Juan e Sonho de Núpcias. Também publicou livros com ensaios sobre cultura e política, além de reportagens. Em 2002, a peça Sonho de Núpcias foi apresentada na 1; Mostra de Dramaturgia de São Paulo, promovida pelo Sesi.

Em 2003, lançou o livro Queda Livre, uma série de reportagens, entre elas, o relato de sua experiência como ator e o pavor ao entrar em cena, situação vivida na peça Boca de Ouro, dirigida por José Celso Martinez Corrêa. Em 2009, publicou pela Publifolha Seleção Natural ; Ensaios de Cultura e Política, reunião de 25 textos sobre teatro, cinema e jornalismo, escritos em 25 anos.

Em literatura infantojuvenil é autor de O Livro da Primeira Vez (Cosac Naify, 2004). Participa ainda de duas coletâneas de contos para crianças, O Livro dos Medos (1998) e Vice-versa ao Contrário (1993), ambos publicados pela Companhia das Letrinhas.

Na obra Cinco Peças e Uma Farsa, com fotografias de Lenise Pinheiro, texto de orelha de Fernando de Barros e Silva e quarta capa de Fernanda Torres, apresenta em linguagem seca e direta, dramas recorrentes das práticas do poder e da guerra dos sexos, temas que discutem da tragédia à farsa no mundo.

Quando a Folha de S.Paulo completou 90 anos em fevereiro de 2011, Frias Filho fez um pronunciamento no evento de aniversário e disse que ;o jornal é resultado de ;sucessivas gerações; e de ;de homens e mulheres, muitas vezes anônimos;, que fizeram da Folha o que ela é;. Ele citou outros jornalistas e o pai, Octávio Frias de Oliveira, o criador da ;Folha moderna;, que chamava de ;Sua Excelência;, o leitor.

Discreto sobre a vida pessoal, Otavio Frias Filho comentou sobre o tema, na mesma entrevista para Jornalistas: ;Do ponto de vista de vida pessoal, eu a separo quase que completamente de aspectos políticos ou questões profissionais. Minha vida pessoal é regida por outros fatores. Deve realmente ficar como um compartimento estanque em relação à minha vida profissional e em relação à eventual repercussão política que minha atuação profissional tenha.;

Repercussão

Entidades e personalidades emitiram notas de pesar pela morte do diretor de redação da Folha. O governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg lamentou o falecimento de Otavio Frias. Rollemberg disse que Frias se destacou como um dos mais importantes jornalistas do país. O presidente da República Michel Temer e o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia também se pronunciaram.

O jornalismo brasileiro perdeu uma de suas mais importantes figuras, Otavio Frias Filho. Ainda jovem ele se destacou como um dos expoentes de sua geração que assumiu um importante papel na sociedade com a luta pela redemocratização do país. Na direção de redação da Folha de S. Paulo imprimiu um estilo próprio e de renovação editorial que fizeram o jornal se consolidar como um dos maiores do país. Perde o jornalismo, perde o Brasil. - Rodrigo Rollemberg, Governador de Brasília

Lamento a morte do jornalista Otavio Frias Filho. Sob sua direção, a Folha de S.Paulo, já uma referência no jornalismo brasileiro sob a direção de seu pai, tornou-se palco dos grandes debates intelectuais do país, sempre com pluralismo e diversidade de opiniões, para retratar todos os matizes de nossa sociedade nos momentos mais importantes de nossa história recente. Meus sinceros sentimentos à família, aos amigos e aos jornalistas da Folha por essa perda tão prematura.- Michel Temer, presidente da República

À frente da Folha de S.Paulo, Otavio criou um estilo profissional inovador e desenvolveu um trabalho extremamente respeitável. Sem sombra de dúvida, perdemos um grande profissional no jornalismo do nosso país. - Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) lamenta, com imensa tristeza, a morte prematura de Otavio Frias Filho e manifesta seu profundo pesar e solidariedade à família e a todos os colaboradores da Folha de S.Paulo. Desde jovem, Otavio se destacou pela visão crítica da atividade jornalística e pelo empenho em modernizá-la e colocá-la em sintonia com os anseios da sociedade brasileira. Com talento, ousadia e criatividade, Otavio revolucionou a Folha de S.Paulo e deixou profundas marcas na história da nossa imprensa. O poder transformador de sua ação foi materializado no Projeto Folha, conjunto de princípios e práticas que são um marco e seguem norteando o que há de melhor no jornalismo brasileiro. O papel fundamental do jornalismo na democracia, sobretudo em um país como o nosso, onde a tentação do autoritarismo está sempre tão presente, marcou o pensamento e a ação de Otavio Frias Filho. Ele sonhava com um país moderno, justo e civilizado, e enxergava no jornalismo sério e responsável uma ferramenta indispensável para a construção desse sonho. Otavio, na sua discrição e seriedade, fará uma enorme falta ao jornalismo e ao Brasil - Associação Nacional de Jornais


A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar imenso pesar pelo falecimento do diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo, Otavio Frias Filho. Transmitimos nossos sinceros sentimentos aos familiares nesse momento de dor com a perda desse grande jornalista. Em sua trajetória, Otavio Frias Filho sempre atuou com profissionalismo, equilíbrio e ética. Como publisher de um dos mais importantes veículos de comunicação do país, buscou manter linha editorial independente, responsável e dentro de um elevado padrão jornalístico. Otavio Frias Filho não só honrou o legado deixado pelo pai, fundador do grupo Folha, como modernizou o jornal, ampliou o alcance, estimulou a cobertura crítica e o debate de ideias. Sempre abriu espaço para o contraditório, com respeito aos direitos individuais, coletivos e ao Estado Democrático de Direito. O Brasil perde um grande empresário, cidadão e jornalista que, por mais de três décadas, se dedicou a levar informação relevante e de qualidade a todo o país por meio das páginas da Folha de S. Paulo. - Fernando Marcelo Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)


Em 34 anos como secretário de Redação da Folha, Otavio Frias Filho muito incentivou e valorizou a prática da reportagem investigativa. A ênfase na precisão e no tom crítico, e o rigor com que sempre encarou o jornalismo, são marcas em sua trajetória. Sua influência será sentida no futuro. Lamento esta perda e me solidarizo com familiares, amigos e colegas. - Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas Investigativos

Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha de S. Paulo. Otavio Frias Filho era uma referência na imprensa brasileira e mundial. Ainda muito jovem, assumiu o desafio de dirigir a Folha e empreendeu um processo de modernização que levou ao surgimento de um jornal mais ágil, objetivo e afinado com os interesses do leitor. Frias Filho teve também um papel central no apoio do jornal à campanha pelas "Diretas Já" e ao processo de transição democrática. Defensor de uma imprensa crítica, apartidária e pluralista, entendia a importância do debate de ideias para o fortalecimento da democracia e para o progresso do país. Consciente de que a imprensa precisa ter capacidade de identificar e superar seus próprios erros, foi sob sua liderança que a Folha criou a figura do "ombudsman" para criticar livremente, de dentro, as decisões editoriais do jornal e sugerir correções de rumo. Estendo minhas condolências à família, aos amigos e aos colegas de Otavio Frias Filho, cujo profissionalismo, integridade e compromisso com o pluralismo constituem um legado inestimável que ele deixa ao Brasil. Aloysio Nunes Ferreira, ministro das Relações Exteriores

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lamenta profundamente o falecimento de Otavio Frias Filho, jornalista cujo trabalho foi imprescindível na consolidação de uma imprensa livre, crítica, democrática e pluralista no Brasil. No cargo de diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Frias esteve à frente de um projeto de modernização e de profissionalização da imprensa brasileira que serviu, em grande medida, de exemplo para outros jornais nas últimas três décadas. Sob sua orientação, a Folha deixou uma forte marca na história recente do país ao cobrir, com ousadia e isenção, os novos rumos da política nacional a partir da redemocratização que se seguiu ao movimento pelas Diretas Já. De inegável competência jornalística, provada no comando do jornal e em artigos de texto preciso e elegante, Otavio expandiu seu talento para a literatura infantojuvenil e para o teatro. Na dramaturgia, investigou a alma humana em seis peças. Neste momento de pesar, nossos pensamentos se voltam para a família e os amigos de Otavio Frias Filho, assim como para todos os funcionários do Grupo Folha, na intenção de que encontrem conforto no legado desse destacado jornalista brasileiro. - Robson Braga de Andrade, Presidente da CNI

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação