Brasil

Livro apresenta propostas para a reduzir a violência no Brasil

As pesquisadoras Ilona Szabó e Melina Risso lançam, nesta quarta-feira (22/8), o livro Segurança pública para virar o jogo, durante o 12º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na Universidade de Brasília (UnB)

Marília Sena*
postado em 21/08/2018 17:34
Reprodução do livro Segurança pública para virar o jogo
As pesquisadoras Ilona Szabó e Melina Risso lançam, nesta quarta-feira (22/8), o livro Segurança pública para virar o jogo, durante o 12; Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na Universidade de Brasília (UnB). O prefácio foi escrito pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). "Este é um livro despretensioso na sua aparência, mas transformador no seu conteúdo", enfatizou o ministro.

Ilona Szabó é especialista em segurança pública e em política de drogas. Escreveu o livro Drogas: as histórias que não te contaram. Melina Risso integra o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e é cofundadora do Movimento Agora, pesquisadora e consultora para ONGs e governos.

Segundo Melina Risso, a ideia do estudo surgiu quando ela e Ilona Szabó entenderam que segurança pública ia ser um tema muito presente nas eleições deste ano, a autora enfatiza que a finalidade do livro é "propor um diálogo com as pessoas, explicar o que é segurança e mostrar que há alternativas para trabalhar bem nessa área", explica Melina Risso.

Prevenção

O lançamento do livro em ano eleitoral foi proposital, para Melina, há uma desinformação muito grande sobre o assunto nos debates dos presidenciáveis. Segundo ela, os candidatos ao Palácio do Planalto ignoram que a solução para a violência no Brasil sejam as políticas de prevenção. "Pensar quais questões desestabilizam o setor, quais são as crises e qual pode ser a solução é essencial. Tomar decisão requer um pouquinho de estudo", afirma a escritora.

[SAIBAMAIS] A autora recomenda a leitura para os candidatos a presidente, mas, segundo ela, a leitura é imprescindível para quem vai votar em outubro. "Segurança pública é um tema que mexe muito com o emocional. O nosso trabalho tem o intuito de não deixar que o medo interfira na hora do cidadão votar", afirma.

O lançamento da obra será no Hall da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) da UnB, às 16h. O livro impresso será vendido pelo valor de R$ 29,90, e a entrada para a cerimônia é gratuita.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação