Brasil

Ministério da Saúde lança serviço de combate à Fake News

Pelo WhatsApp a população poderá consultar se a notícia que recebeu nas redes sociais é verdadeira ou falsa

Ingrid Soares
postado em 27/08/2018 15:26
A combinação perigosa de notícias falsas e desinformação fazem vítimas e prejudicam em vários cenários. A saúde também têm sido alvos de fake news. Em alguns casos, informações sem comprovação científica apontam curas milagrosas para o câncer; em outros, as falsas notícias causaram uma baixa procura para vacinas em algumas localidades do país, afirmando que as vacinas podem ser prejudiciais à saúde, possibilitando o retorno de doenças já erradicadas no país. Para desmascarar as notícias falsas na área, o Ministério da Saúde, criou o projeto projeto ;Saúde Sem Fake News;, um canal oficial de comunicação com a população pelo WhatsApp.
Segundo a pasta, qualquer cidadão poderá adicionar gratuitamente no celular o número do Ministério da Saúde - (61) 99289-4640 - que servirá exclusivamente para verificar com os profissionais de saúde nas áreas técnicas do Ministério se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. A pasta ressalta que o canal é exclusivo para o recebimento de Fake News e não deve ser utilizado como um serviço de atendimento ao cidadão.
Em nota, o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga, aponta as fake news como um mal da vida moderna.
;As notícias falsas, ou Fake News como estão sendo mais conhecidas, são uma praga da modernidade. Vem sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar. No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas;.
As notícias analisadas pela equipe também estarão disponíveis no Portal Saúde no endereço saude.gov.br/fakenews e nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação