Brasil

Guru dos famosos, Sri Prem Baba é acusado de abusar de discípulas

O líder espiritual não nega ter tido relações com seguidoras, mas sua assessoria rejeita a acusação de abuso. Em vídeo, o religioso anunciou pausa para "recolhimento espiritual"

Hellen Leite
postado em 30/08/2018 08:50
Sri Prem Baba é famoso por atrair centenas de fiéis, inclusive em encontros que realiza na Chapada dos VeadeirosO líder espiritual Sri Prem Baba, 52 anos, é acusado de abusar sexualmente de duas discípulas de sua comunidade em São Paulo. A acusação foi feita no último domingo (26/8) pelos ex-maridos das seguidoras, durante um encontro com Prem Baba em São Paulo. O mestre atrai milhares de fiéis ao redor do mundo e é guru de famosos, como Reynaldo Gianecchini, Paula Burlamaqui e Márcio Garcia.

Segundo os acusadores, o mestre usou da confiança das discípulas, que eram casadas, para manter relações sexuais com a promessa de que os atos ajudariam a resolver crises conjugais. A ajuda do guru teria começado com conselhos, que evoluíram para exercícios tântricos e, por fim, relações sexuais.

Após os relatos, Sri Prem Baba gravou, na quarta-feira, um vídeo dirigido a seguidores que acabou revelado nesta quinta-feira (30/8) pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Na gravação, de quase 13 minutos, o guru admite que se relacionou "com uma pessoa casada", entre 2008 e 2010, e disse ainda que se envolveu com uma segunda pessoa, mas sem especificar a data.
Ao Correio, a assessoria de imprensa de Sri Prem Baba não negou que o líder espiritual tenha se relacionado com as discípulas e disse que no vídeo vazado na imprensa, o guru falou sobre casos ocorridos no passado. "Hoje ele tem a consciência dos questionamentos que surgiram, mas expressa, com humildade, a convicção de que o amor continuará a iluminar aqueles que o seguem", informou a assessoria em nota.

"Momento muito desafiador"

"Eu precisava conversar com vocês porque tenho recebido muitas mensagens e percebo a dimensão do sofrimento e a necessidade de um posicionamento meu", diz. "Meu amado, eu estou passando por um momento muito desafiador que contém uma oportunidade única para um alinhamento com a verdade", segue. "Para isso eu vou precisar abrir meu coração e revelar algumas intimidades do meu processo pessoal de desenvolvimento."
O líder fala, então, sobre o seu "despertar" espiritual, que aconteceu em 2002, e diz que, mesmo orientado ao celibato por seus mestres na Índia, mantinha relações sexuais fora das temporadas em que ministrava cursos sobre autoconhecimento. "A sexualidade não desapareceu de uma vez. Eu fui experimentando períodos de celibato, mas de vez em quando eu ainda mantinha relações sexuais", diz.

[FOTO1084626]


Decepção

"Eu fiquei bem balançado por isso, tomando consciência da decepção que causei em pessoas queridas. Meu coração está devastado por isso, e eu vou precisar de um tempo para integrar algo tão intenso", prossegue. O líder, por fim, finaliza o vídeo pedindo que seus seguidores "não alimentem o correio da má notícia" e anuncia uma pausa para recolhimento espiritual. "Eu tinha planos de fazer uma paralisação quando terminasse meu ciclo de 10 anos de trabalho pelo mundo, mas, com tudo isso acontecendo, vi a real necessidade de antecipar esse recolhimento", noticiou.

Em sua página no Twitter o mestre compartilhou, nesta quinta-feira, um de seus ensinamentos que sugere o escândalo em que está envolvido. "Repito que a última prova na universidade dos relacionamentos é deixar o outro livre inclusive para não te amar", escreveu.

[VIDEO1]

Líder espiritual

Nascido no bairro Aclimação, em São Paulo, em 1965, Sri Prem Baba ; cujo nome de batismo é Janderson Fernandes de Oliveira ; começou a praticar ioga, artes marciais e meditação na adolescência. De acordo com seu site oficial, "um dia [ele] escutou uma voz interior que o instruía a ir para a cidade de Rishikeshi, na Índia, quando completasse 33 anos".
Sri Prem Baba é herdeiro de uma tradição milenar de iogues hindus, a Sachcha, que significa "verdade irrefutável" em sânscrito. A linhagem Sachcha teve origem com os mestres Sachcha Giri Nari Baba e Katcha Baba e tem por missão orientar as pessoas em direção à espiritualidade. O mestre passa uma temporada por ano na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, onde recebe seguidores de todo o mundo.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação