Brasil

Presidenciáveis comentam incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro

Dos 12 candidatos, oito se pronunciaram sobre a tragédia por meio das redes sociais entre a noite de domingo (2/9) e a manhã desta segunda-feira (3/9)

Deborah Fortuna
postado em 03/09/2018 12:43
Comoção em frente ao Museu Nacional do Rio: apenas quatro dos presidenciáveis ainda não se posicionaram
Após incêndio que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, em Quinta da Boa Vista, na noite de domingo (2/9), os candidatos à Presidência da República se manifestaram, por meio das redes sociais, para comentar a tragédia.

Até a publicação desta reportagem, quatro ainda não haviam se pronunciado: Jair Bolsonaro (PSL), Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota).

Confira abaixo o que disseram os presidenciáveis sobre caso:

Álvaro Dias (Podemos)
"Uma tragédia para o patrimônio histórico nacional. O Museu criado ainda na época do império, por D. João VI, e que possuía um acervo de mais de 20 milhões de itens que contavam a história do nosso país, está sendo completamente destruído por um gigantesco incêndio.Dois séculos de história e cultura, de descobertas científicas, uma coleção que englobava geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica, arqueologia, toda uma riqueza que pertencia ao povo brasileiro, e que agora está deixando de existir"
Ciro Gomes (PDT)
"Vamos ajudar a atenuar esta tragédia que o desgoverno no Brasil permitiu acontecer contra nosso mais caro patrimônio histórico"
Geraldo Alckmin (PSDB)
"O incêndio de grandes proporções que atinge o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, agride a identidade nacional e entristece todo o país. Neste momento de profunda perda, quero me solidarizar não apenas com os cariocas, mas com todos os cidadãos brasileiros. Diante da perda irreparável do maior acervo museológico brasileiro, devemos resgatar o compromisso de zelar permanentemente, com consciência e investimento, pela preservação do patrimônio e da memória do país"
Guilherme Boulos (PSol)
"Muito triste o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, atingindo 20 milhões de itens da nossa história. Os cortes criminosos de Temer em recursos da Cultura e em investimentos estão condenando nosso futuro e destruindo nosso passado"
Henrique Meirelles (MDB)
"É muito triste saber do incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista. Trata-se da primeira instituição científica do Brasil, criada há 200 anos. Além do acervo de valor inestimável, o prédio incendiado foi palco de momentos decisivos da história do País.Lá viveu a família imperial e foi sediada a primeira Assembleia Constituinte republicana. A história e a cultura são essenciais para compreender o presente e criar um futuro de progresso para o país"
João Amoêdo (Novo)
"É muito triste ver o nosso patrimônio histórico em chamas. Esse é o resultado da falta de gestão e do abandono político que vivemos no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Precisamos nos envolver na política para fazer a diferença e evitar situações lamentáveis como essa"
Marina Silva (Rede)
"A catástrofe que ainda atinge o Museu Nacional neste domingo equivale a uma lobotomia na memória brasileira.O acervo da Quinta da Boa Vista contém objetos que ajudaram a definir a identidade nacional, e que agora estão virando cinza. Infelizmente, dado o estado de penúria financeira da UFRJ e das demais universidades públicas nos últimos três anos, esta era uma tragédia anunciada"
PT*
"Parte considerável da memória, da cultura, da pesquisa e da história do Brasil se perde no incêndio no Museu Nacional da última noite. Deixando o país órfão de parte significativa dos registros de sua memória"


* O partido ainda não indicou o substituto para a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação