Brasil

Discussão sobre fogo no Museu será levado para o Congresso, diz ministro

Rossieli Soares, ministro da Educação, comentou sobre o incêndio antes do lançamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Deborah Fortuna, Gabriela Vinhal
postado em 03/09/2018 12:00
Rossieli Soares, ministro da Educação, comentou sobre o incêndio antes do lançamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Antes do lançamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na manhã desta segunda-feira (3/9), o ministro da Educação Rossieli Soares comentou sobre o incêndio que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Segundo Soares, o deputado relator setorial das áreas de educação e cultura da Lei Orçamentária, Luciano Ducci (PSDB-PR), disse ao ministro que vai ;levar a discussão para dentro do Congresso;.
Soares afirmou estar muito abalado com o incidente, e que a pasta apoia as autoridades na busca para descobrir a causa do incêndio. ;A Polícia Federal já está atuando por se tratar de um prédio federal e só terá mais elementos após atuação da PF que será mais forte após a liberação por parte dos bombeiros que, por questão de segurança, ainda está atuando no local;, afirmou.
Após a coletiva do Ideb, o ministro embarcará ao Rio de Janeiro para se reunir com o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)e a equipe do Museu para discutir as próximas ações a serem tomadas. Após a reunião, o ministro irá conversar com autoridades locais.
Mais cedo, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou que o incêndio é "uma tragédia incomensurável". Ele também afirmou ser fundamental uma apuração rigorosa para descobrir quais foram as causas.
Segundo Leitão, parte do acervo que estava fora do Palácio foi preservado. Ao longo desta segunda-feira (3/9), o Corpo de Bombeiros atuará no local para tentar estimar quais as proporções do incêndio, e se ainda há alguma peça que pode ser recuperada ou que não foi atingida pelo fogo.
Por outro lado, o Planalto ainda não marcou reuniões para discutir o assunto. O presidente Michel Temer viajou para São Paulo pela manhã, onde terá apenas compromissos privados. A agenda prévia do presidente mostrava um encontro com o ministro da Cultura, mas o evento foi cancelado. A expectativa é que os ministros da Cultura, da Educação e o presidente Temer conversem nesta terça-feira (4/9).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação