Brasil

Medida para retirar universidade do museu representaria ato arbitrário, diz UFRJ

O presidente Michel Temer estuda editar uma medida provisória para retirar o museu da alçada da universidade

Agência Estado
postado em 08/09/2018 16:30
Em nota divulgada na noite da sexta-feira, 7, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se posicionou sobre a hipótese de o Museu Nacional ser retirado de sua administração. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada na sexta mostrou que o presidente Michel Temer estuda editar uma medida provisória para retirar o museu da alçada da universidade, depois que empresários e banqueiros demonstraram preocupação com a gestão da entidade.

"Qualquer medida dedicada a retirar da UFRJ o Museu Nacional representaria ato arbitrário e autoritário contra a autonomia universitária e a comunidade científica do país. O Museu Nacional não é uma instituição dedicada exclusivamente à guarda de acervo. Além da guarda da memória, da cultura do país e do mundo, ali se produz conhecimento, ciência de ponta reconhecida pela Capes com a nota 7, maior índice de avaliação possível para uma instituição acadêmica no Brasil", diz a nota UFRJ.

[SAIBAMAIS]"O Museu Nacional é uma unidade da UFRJ dedicada a ensino, pesquisa e extensão, cuja indissociabilidade é prevista no artigo 207 da Constituição Federal. O corpo altamente qualificado de docentes, pesquisadores, estudantes e servidores técnico-administrativos em educação do Museu jamais poderia se submeter a uma organização social ou qualquer outra instituição que não seja a UFRJ."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação