Brasil

Ministério Público pede a interdição de seis museus federais no Rio

Iniciativa é da procuradora Solange Braga e determina que as instituições fiquem fechadas, sem receber público, até uma nova avaliação

Gabriela Vinhal
postado em 11/09/2018 15:33
Um incêndio atingiu o Museu Nacional do Rio no início deste mês. As causas ainda são investigadas pelas autoridades
O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) vai pedir a interdição de seis museus federais no estado. A ação civil pública, de autoria da procuradora da República Solange Braga, determina que as instituições sejam fechadas temporariamente até que medidas de prevenção contra incêndios e pânico sejam implementadas. O objetivo é que , se repita.
As entidades qcitadas no documento são o Museu da República, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu Villa Lobos, Museu da Chácara do Céu e Museu do Açude. O objetivo da ação é promover a elaboração e a implementação de plano de segurança de incêndio e antipânico para garantir a segurança elétrica e hidráulica, a fim de "salvaguardar a integridade física de visitantes e funcionários, bem como os patrimônios histórico e cultural integrantes das unidades museológicas".


Sem alvará

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), nenhum desses seis museus federais possui alvará do Corpo de Bombeiros para funcionamento. Por isso, o MPF pede que sejam destinados, imediatamente, recursos financeiros com o fim de custear a elaboração e a implementação desse plano de segurança.
Além disso, a ação pede que os diretores dos museus interditados tomem todas as providências para proteger as obras de arte, os documentos históricos e as demais partes do acervo, no local, ou em outra instituição, para assegurar a preservação efetiva do acervo durante todo o tempo de interdição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação