Brasil

França libera 200 mil euros para ajudar o Brasil com venezuelanos

Os recursos financeiros vão ser utilizados para contribuir com o programa brasileiro de interiorização dos imigrantes

Lucas Valença - Especial para o Correio
postado em 14/09/2018 15:22
Imigrantes venezuelanos cruzam a fronteira com o Brasil para voltar à Venezuela
O embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, liberou na tarde desta sexta-feira (14/09) exatos 200 mil euros, cerca de R$1 milhão, para que a Cárita Arquidiocesana de Manaus possa prestar assistência humanitária aos venezuelanos que chegam à capital amazonense a procura de novas oportunidades. A entidade trabalha na defesa dos direitos humanos e é vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A embaixada da França explicou que a contribuição será assistida e coordenada pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). No entanto, a ideia é que a Cáritas contribua para o ;acolhimento e a integração; de 108 famílias de imigrantes na cidade de Manaus.

Segundo o Padre e vice-presidente da Cáritas de Manaus, Orlando Gonçalves, a instituição religiosa prestará a ;assistência necessária;, durante 10 meses, para que os venezuelanos possam se instalar e se integrar à comunidade local. A entidade esclarece que não pretende alojar os imigrantes em abrigos, mas sim, fornecer todas as condições para que eles conquistem casas próprias. ;É possível. Com simplicidade, solidariedade e muito trabalho a gente consegue fornecer essa ajuda. Não devemos tratar isso como um problema, mas como uma oportunidade;, ressalta o padre.

Gonçalves explica que as 108 famílias vão continuar na cidade amazonense onde serão oferecidos cursos profissionalizantes e de línguas. Ele também afirma que essas pessoas não vão ser interiorizadas pelo programa do Governo Federal. ;Essas famílias terão autonomia para integrar-se à sociedade amazonense. Esses recursos vão permitir essa autonomia;, conta.

Para o embaixador Michel Miraillet, a atuação do Brasil na condução da crise migratória tem sido um ;exemplo formidável; de abertura. Ele esclarece que iniciativas como a do Brasil não tem sido muito comum na Europa e que o governo Francês tem observado a atitude brasileira, de abertura das fronteiras, como um exemplo para o mundo. ;Enquanto a Europa têm fechado suas portas para a imigração, eu que acreditava na Europa como um ;país; aberto, vejo o Brasil agora, apesar de toda a crise que tem passado, se mostrar tão generoso. Realmente é algo muito raro e nobre;, acredita.

O francês ressalta que mesmo sendo um ;gesto modesto;, a relação com o governo brasileiro permite que contribuições do tipo sejam, cada vez mais, fornecidas. ;Sabemos que existem parceiros que podem fazer muito mais como a Alemanha e outros países da Europa, mas as relações que a França tem com o Itamaraty e com o Planalto, mostram que há como sempre fazer um pouco mais;.

O governo Francês, segundo o embaixador, considera que a situação da Venezuela se tornou um fator desestabilizante e de consequências ;nefastas; para ;dois países amigos;, o Brasil e a Colômbia. ;Dentro desse quadro nós conseguimos que nossas autoridades nos dessem essa oportunidade de oferecer o montante financeiro como prova da consideração;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação