Brasil

Polícia Federal prende no Paraná operador financeiro do Hezbollah

Libanês é acusado de fazer negócios para o grupo do Oriente Médio na Tríplice Fronteira

Renato Souza
postado em 21/09/2018 12:28
A prisão do acusado ganhou repercussão nos Estados Unidos em poucas horas
A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (21/9), o libanês Assad Ahmad Barakat, acusado de ser o operador financeiro do grupo rebelde hezbollah, que atua no Oriente Médio. A prisão foi autorizada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Barakat foi detido em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira.

Ele é apontado como terrorista pelo Departamanto de Tesouro dos Estados Unidos, acusado de financiar o Hezbollah na região de fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Ele tem cidadania paraguaia e pode ser deportado para o país vizinho.

Autoridades da Argentina informaram que Barakat comprou títulos de prêmios no valor de R$ 10 milhões em seu território, possivelmente usando documento falso. Ele chegou a ter a preso no Brasil em 2002, e ficou recluso até 2008, quando foi liberado e continuou vivendo em território nacional.

A prisão do acusado ganhou repercussão nos Estados Unidos em poucas horas. Alguns veículos da imprensa norte-americana cogitam que o governo estadunidense pode solicitar a extradição dele.

Negócios ilegais


O Correio já revelou que o Hezbollah se filiou ao Primeiro Comando Capital (PCC) na fronteira brasileira com a finalidade de comercializar drogas e armas. Os Estados Unidos definem o Hezbollah como grupo terrorista, embora existam divergências sobre o assunto. Algumas nações o definem apenas como entidade política.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação