Brasil

Crescimento da população idosa faz surgir serviços voltados para a 3ª idade

Profissionais acompanham clientes a consultas, a exames, a internações e até a atividades de lazer

Ingrid Soares
postado em 24/09/2018 06:00
A aposentada Lusa Soares Peres (D) é cliente de Ana Flávia desde janeiro:
A população com mais de 60 anos deve dobrar no Brasil até 2042, na comparação com 2017. No ano passado, o país tinha 28 milhões de idosos, ou 13,5% do total dos habitantes. Em 10 anos, esse número chegará a 38,5 milhões. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De olho nas demandas crescentes desse público, Ana Flávia Melo, 52 anos, decidiu, há nove meses, investir na carreira de cuidadora e motorista de idosos. Bem-humorada e de alto-astral, ela acompanha o cliente a consultas, vacinações, exames, internações, shows, cinemas, shoppings e caminhadas.

Formada em pedagogia e psicopedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Flávia conta que a ideia surgiu quando o pai foi diagnosticado com câncer. ;Eu o acompanhei durante toda a internação. Do lado do quarto dele, notei que tinha um idoso sozinho, e ele me disse que não tinha família;, lembra. ;Todo dia, a gente conversava um pouco. Eu me prontifiquei a ajudá-lo durante aquele tempo. Notei que muitos idosos passam pela mesma situação.;

De acordo com a pedagoga, com a rotina intensa, muitas famílias não têm condição de levar os idosos para consultas ou mesmo lazer. ;O meu diferencial é oferecer uma saída para aqueles que querem se manter ativos, sem depender diretamente da família. Minha mãe tem Parkinson, observei as necessidades, o tipo de carro, o suporte necessário e decidi preencher a lacuna na oportunidade de serviço;, diz. ;Sempre tive o dom de ajudar. Hoje, trabalho no que gosto e sou realizada. Os pacientes se tornam amigos, criam-se vínculos. Não conheço ninguém em Brasília que faça o serviço que eu ofereço.;

A aposentada Lusa Soares Peres, 76, é cliente de Ana Flávia desde janeiro. Moradora do Jardim Botânico, ela foi diagnosticada com Alzheimer e conta com o auxílio da cuidadora para acompanhá-la, de segunda a sexta, em atividades diárias num centro especializado em geriatria. ;Não tenho como sair sozinha, porque esqueço das coisas e me perco com facilidade. Ela é esclarecida, não me critica, me ouve e conversamos sobre tudo, principalmente política;, relata. ;Quando estamos no carro, ouvimos Marisa Monte, Gonzaguinha e Maria Bethânia. Cantamos e nos divertimentos genuinamente. Nossos encontros são produtivos. Eu sinto como se fôssemos irmãs;, emenda.

Desde que começou a oferecer o serviço, os clientes dobraram, afirma Ana Flávia. ;É um atendimento personalizado, de acordo com a necessidade de cada um. Há casos em que pego o paciente em casa, acompanho na consulta, gravo o que o médico diz e levo de volta para os familiares com tudo bem explicado.; O trabalho é cobrado individualmente ou por pacotes.

Inclusão digital com o "Neto de aluguel"


A idade avançada não é impedimento para que os idosos fiquem à margem da modernidade. Eles estão, cada vez mais, antenados na tecnologia. Pensando nisso, Ramon Miranda, 30 anos, oferece, em Belo Horizonte, o serviço de ;Neto de aluguel;. A ideia surgiu após o rapaz auxiliar a tia com uma dúvida no celular. ;Tive o insight, só que coloquei em prática dois anos depois. Tinha uma sociedade de hostel e larguei para investir no sonho;, conta.

Ramon diz ter de 10 a 15 clientes por mês. ;As aulas são individuais, conforme a necessidade de cada um. As dúvidas, em sua maioria, são sobre como utilizar o celular e as redes sociais, mas também têm sobre computador e televisão;, afirma. ;A maior parte sabe o básico, mas quer aprender para mexer em redes sociais, pedir um carro, se comunicar com a família.;

Em média, as aulas duram de dois a três meses e podem ser feitas até duas vezes na semana. O cliente tem a opção de comparecer ao escritório ou escolher o atendimento em domicílio. ;O uso da tecnologia é uma coisa básica. Por isso, é importante uma alfabetização digital;, defende.

A professora aposentada Heloína Maria Gouveia Rodrigues, 58 anos, foi cliente do Neto de aluguel e indica o trabalho. Segundo ela, o filho trabalha com informática, mas não tem tempo de ensiná-la. ;Foi meu filho quem viu. Achei uma ótima ideia. A gente, que é mais velho, precisa estar conectado. A tecnologia só avança e, se a gente não correr, fica para trás. Anotei as minhas dúvidas numa agenda, e ele veio em casa.;.

Heloína diz ter se sentido à vontade com Ramon. ;Ele é um neto de verdade. Com ele, não fico com receio ou vergonha, e passa muita paciência e segurança. No meu caso, queria aprender a usar o notebook. Não sabia ligar, nem navegar na internet. Também melhorei o uso do smartphone. A gente não fica dependente de ninguém;, festeja.

Para o geriatra Flávio Noronha, os novos serviços trazem benefícios sociais, tanto de integração quanto para a economia, pois criam um novo nicho de trabalho. ;Temos um novo modelo de idosos, que é independente, mas que entende possuir limitações que precisam ser supridas. Eles buscam trabalho personalizado;, comenta.

Serviços públicos
No setor público também há opções de serviços para idosos, como afirma o geriatra Flávio Noronha. ;Há grupos de tai chi chuan, dança, automassagem, meditação. Têm os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI;s), com atividades de artesanato e música. É importante buscar informações sobre o que cada localidade oferece e aderir à atividade que mais gostar;, orienta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação