Brasil

Governo investe R$ 4,5 milhões em pesquisa e ações contra o suicídio

Previsão é a saída, segundo especialistas. Estatística aponta uma tentativa de tirar a própria vida a cada 46 minutos

Otávio Augusto
postado em 25/09/2018 06:00
aces de rosto feminino sobrepõem-se como sombras e ao fundo, uma cidadeA cada 46 minutos, uma pessoa atenta contra a própria vida no Brasil. As estatísticas mais recentes são de 2016, ano em que ocorreram 11.433 suicídios. A prática tem aumentado. Em 2015, foram 11.178 ; crescimento de 2,3%. Para frear o problema, o Ministério da Saúde investirá R$ 4,5 milhões em ações e pesquisas.

Desde agosto, as ligações para o 188, telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), passaram a ser gratuitas em todos os estados do país e no Distrito Federal. Pelo número, os cidadãos recebem apoio em momentos de crise e ajuda para a prevenção ao suicídio. Apesar da tendência de aumento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem a meta de reduzir em 10% os óbitos por suicídio até 2020.

Entre 2007 e 2016, foram registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 106.374 suicídios. Em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes. O Sudeste concentrou quase metade (49%) das notificações seguido da região Sul, que apresenta cerca de 25%. O Norte teve os menores índices, em torno de 2%.

Para se ter ideia da gravidade, somente por intoxicação provocada, os casos subiram mais de 360%. Em 2017, o número registrado foi cinco vezes maior do que 2007. Saiu de 7.735 para 36.279 notificações.

O suicídio afeta sobretudo adolescentes, adultos jovens e idosos. Os especialistas dizem que as razões são multifatoriais (social, biológica e psicológica). Segundo os médicos, o essencial é estar atento aos sinais para mitigar os casos e ajudar na busca por tratamento especializado.

;Falhas;

Antônio Geraldo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, defende a atuação das autoridades públicas. ;Dependemos de os municípios aderirem à proposta de saúde mental. Implantar os serviços e tomar as decisões necessárias. Estamos com a mesma política há 30 anos e somente a taxa de suicídio aumentou;, critica.

Para ele, a estatística mostra como o combate é ineficaz. ;A taxa está crescendo. As mortes por HIV caíram, por acidentes de trânsito caíram, por que só as de suicídio não caem? A cada morte, outra não é contabilizada. Há casos que não se consegue identificar e outros não são notificados;, conclui.

Integrante da câmara técnica do Conselho Federal de Medicina, o psiquiatra Carlos Salgado insiste na prevenção. ;Estamos combatendo uma epidemia. O fundamental é saber que sempre há o que fazer para ajudar;.

Para Michele Müller, especialista em neurociência clínica e neuropsicologia educacional, o suicídio deve ser encarado como fenômeno social grave. ;Existe uma preocupação para uma abordagem mais ampla. Escutar com ouvidos compreensivos. Estamos exercitando pouco a nossa capacidade de conversar;, pondera.

Alerta

Na última semana, autoridades do Ministério da Saúde consideraram os números alarmantes. ;A sociedade precisa estar orientada em relação às modalidades de tratamento para que as pessoas possam ter o cuidado de acordo com a necessidade clínica;, destaca o coordenador de Saúde Mental, Quirino Cordeiro.

Segundo a diretora do Departamento de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promoção da Saúde, Fátima Marinho, a questão piorou. ;Esses números vão ajudar a chegar aos principais focos para identificar melhor as causas e qualificar as nossas ações de saúde pública;, avalia.

Panorama mundial

Em todo o mundo, estima-se que 800 mil pessoas se suicidam anualmente, uma a cada 40 segundos, o que equivale a 1,4% dos óbitos totais. Cerca de 80% ocorrem em países de renda média e baixa.

Saiba mais

Veja dicas para prevenir o suicídio

; Atenção a mudanças de comportamento repentinas.

; Esteja aberto a conversas.

; Auxilie na busca por tratamento especializado.

; Cuide do seu estresse praticando atividades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação