Brasil

Fake news comprometem prevenção e tratamento de doenças, diz especialista

Em debate, o oncologista, Rodrigo Medeiros, alertou sobre a necessidade de se verificar a veracidade de informações sobre saúde

Ingrid Soares
postado em 25/09/2018 16:08
Correio Debate - Oncologia. Rodrigo Medeiros, oncologista do Sírio-Libanês Brasília.
O oncologista do Sírio-Libanês Brasília, Rodrigo Medeiros realizou a abertura do primeiro painel do debate de tema ;Rastreamento e diagnóstico precoce: o caminho da prevenção;. Segundo ele, o câncer é a principal causa de morte no mundo e no Brasil. Com o envelhecimento da população, a tendência é que o câncer passe as doenças cardiovasculares e se torne a principal causa de mortalidades. Ele ressaltou que as fake news prejudicam a prevenção e o tratamento das doenças e alertou para a necessidade de que a população procure se informar e não dissemine informações falsas. Medeiros observa também a necessidade de vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos. ;Uma preocupação sobre as fake news é em relação às vacinações. Um exemplo são as que previnem o HPV. Temos muita informação inverídica e elas são essenciais para evitar doenças. É necessário que a pessoa tenha uma postura questionadora e se pergunte: Será que é verdade? Tem que buscar informação de qualidade;.

[SAIBAMAIS]Segundo Medeiros, a descoberta da doença ainda na fase inicial é importante para o tratamento e os principais fatores estão associados ao estilo de vida pela exposição solar, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e drogas ilícitas e ainda, a prática do sexo sem camisinha. ;Não é azar ter câncer. É uma questão de estilo de vida. A maior chance é quando faz o diagnóstico precoce. Quando está em estágio avançado, são em sua maioria incuráveis. A prevenção é a principal arma contra o câncer e isso depende de cada um e das adoções de políticas públicas. O diagnóstico precoce também diminui os custos de gastos na saúde;, observa.

Ele também falou da importância de conhecer a doença para realizar o tratamento.

;O câncer é o crescimento anormal das células do corpo. A maioria dos cânceres tem início na adolescência e demora cerca de 15 a 20 anos para se desenvolverem. Daí a importância de procurar orientação médica e realizar os exames de rastreamento", finaliza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação