Brasil

Brasil bate recorde de transplante de órgãos no primeiro semestre

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, foram 1.765 doadores até junho. Um crescimento de 7%, comparado ao mesmo período do ano passado

Marília Sena*
postado em 27/09/2018 15:43
Coletiva de apresentação dos balanços do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde apresentou, nesta quinta-feira (27/9) ; Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos ;, o balanço de transplantes em 2018. A pasta também lançou uma campanha de incentivo à doação.

Segundo os dados divulgados pela pasta, o Brasil aumentou a doação de órgãos e bateu recorde em transplantes no primeiro semestre de 2018. Foram 1.765 doadores. Um crescimento de 7% comparado ao primeiro semestre do ano passado. Os dados são de todas as unidades da Federação.

Roraima e Tocantins realizaram, pela primeira vez, doações de órgãos. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 17 doadores efetivos por milhão. A lista de espera apontou uma redução de 6%. As doações, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), correspondem a 96%.

O slogan da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos desse ano é "Espalhe amor. Doe órgãos". O objetivo é "mostrar a importância de se falar mais sobre doação para manter o tema em evidência é assim ;espalhar; a discussão na sociedade, principalmente entre familiares", informou a pasta.

O ministro interino da saúde, Adeílson Cavalcante, ressaltou a importância do SUS para a política de doação de órgãos e de transplantes. "Temos que ter um SUS eficiente e solidário", enfatizou. E pediu que a sociedade acredite na evolução do sistema. "Temos febre amarela, sim, mas temos a maior produção de vacinas contra a doença."
*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação