Brasil

Vídeo: adolescente atira contra alunos em escola e fere três no Paraná

O autor dos disparos, de 15 anos, teria dito à polícia que era vítima de bullying

Lorena Pacheco
postado em 28/09/2018 11:46

alunos fogem de atirador em escola do Paraná

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu um adolescente de 15 anos após ele atirar contra colegas do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, Oeste do Paraná, nesta sexta-feira (28/9). A cena dos estudantes correndo assustados foi divulgada na internet (veja abaixo).

Ao menos três adolescentes ficaram feridos, um na perna e outro em estado grave, com tiros nas costas. Um rapaz, de 18 anos, foi levado à Foz do Iguaçu para receber o atendimento médico adequado, e os outros dois atendidos no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Medianeira (PR). O suspeito estava acompanhado de outro aluno durante o ato criminoso, que também foi detido pela polícia.

Segundo o 14; Batalhão de Polícia Militar (14; BPM), a situação ocorreu por volta de 8h40 e houve uma rápida intervenção policial, que cessou o ataque. Com os adolescentes foram apreendidos um revólver tipo garrucha de calibre 22, 65 munições de calibre 22 intactas, seis munições de calibre 22 deflagradas, três caixas de bombinhas tipo rojão com 56 unidades no total, uma faca, duas bombas de fabricação caseira e uma mochila.

A PM conseguiu encontrar a dupla de adolescentes em uma sala da unidade escolar. Os policiais militares deram voz de abordagem, mas eles não atenderam. Foi quando os policiais forçaram a entrada, sendo recebidos a tiros. Mas a dupla acabou se rendendo e nem os policiais, nem os adolescentes ficaram feridos.

Na delegacia, segundo informações da Rede Globo, o atirador teria relatado, que sofria bullying e esperou a sala de aula fechar para dar início à ação. Ele teria mais de cinco alvos. Uma carta com pedido de desculpas teria sido encontrada pela polícia em seu material escolar, além de recortes de notícias de ataques em escolas nos Estados Unidos.

Segundo a PM, o Colégio Estadual João Manoel Mondrone é uma das unidades de ensino da região Oeste atendida pela 2; Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), que promove regularmente palestras interativas com os alunos com foco na prevenção de comportamentos infracionais e crimes no ambiente escolar. Segundo o subcomandante do BPEC, major Dalton Gean Perovano, 97% de todas as ações do BPEC são de cunho preventivo e educacional. ;Regularmente fazemos as visitas comunitárias escolares na aplicação do Programa Patrulha Escolar Comunitária para levar informação e reforçar a presença da PM como instituição parceira e amiga da sociedade;.

[VIDEO1]

Em nota, a secretaria do Paraná informou que as aulas estão suspensas e que ;o colégio já realiza um trabalho constante de prevenção e enfrentamento à violência e reforçará suas atividades nesta questão;. Confira a nota em sua íntegra:

A Secretaria da Educação informa que um estudante de um colégio da rede estadual em Medianeira disparou uma arma de fogo contra um colega de classe, tendo ferido este nas costas. Em seguida o aluno disparou a esmo pelo estabelecimento, tendo ferido outro aluno, de raspão, no joelho. Os envolvidos são menores de idade e estão matriculados no ensino médio.

O agressor foi apreendido pela Polícia Militar e está sob custódia. Os alunos feridos foram atendidos em um hospital da cidade, sendo que o estudante ferido com mais gravidade está internado.

O Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu está no colégio, prestando todo o apoio necessário à comunidade escolar. As aulas foram dispensadas e devem ser retomadas na segunda-feira (01/10).

O colégio já realiza um trabalho constante de prevenção e enfrentamento à violência e reforçará suas atividades nesta questão.

A Secretaria da Educação do Paraná desenvolve ações na rede estadual que visam à prevenção e ao enfrentamento a todas as formas de violências no âmbito escolar, por meio de práticas pedagógicas e subsidiando os profissionais da educação ofertando cursos de formação continuada.

Munição apreendida com os atiradores

Fachada do Colégio Estadual João Manoel Mondrone

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação