Brasil

Avião atingido por raio faz pouso não programado em Minas Gerais

Passageiros tiveram de seguir a viagem por terra até Belo Horizonte. Empresa nega caráter de 'emergência'

Luiz Ribeiro/Estado de Minas
postado em 16/10/2018 16:29
Passageiros aguardam em aeroporto após avião fazer pouso não programado
Um avião da Azul, que saiu de Vitória da Conquista (sudoeste da Bahia, distante 520 quilômetros de Salvador), com destino ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira, foi atingido por um raio, o que obrigou o piloto a fazer um pouso em Montes Claros (Norte de Minas). Apesar do susto, não houve maiores consequências. Por outro lado, os passageiros tiveram de seguir a viagem por terra de Montes Claros a Capital (420 quilômetros).

O avião (voo AD5733) decolou da cidade baiana às 7h40, com cerca de 70 passageiros a bordo. A previsão era da chegada ao Aeroporto de Confins às 9h25. Em entrevista à TV Sudoeste (de Vitória da Conquista, uma passageira disse que, cerca de 30 a 40 minutos após a decolagem, a aeronave foi atingida por um raio.

Segundo ela, chovia muito na hora e os passageiros perceberam um forte barulho e faíscas pelas janelas do avião. Revelou ainda que o piloto "avisou que tinha sido um raio; e alguns passageiros ficaram muito assustados e ;até passaram mal". Alguns passageiros postaram sobre o incidente em suas redes sociais.

Em nota à imprensa, a Azul informa que, ;por problemas técnicos;, o piloto do avião que partiu de Vitória da Conquista com destino a Belo Horizonte ;alternou; a rota e desceu em Montes Claros.

A empresa sustenta que ;não houve declaração de emergência e o pouso ocorreu normalmente;. A companhia informou ainda que reacomodou os passageiros ;por via terrestre; (em ônibus) até Belo Horizonte e que ;está prestando toda a assistência;, conforme prevê resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, ;a Azul reforça que medidas como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações;, diz a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação