Brasil

Inmet alerta para o risco de ciclone do Rio Grande do Sul até a Bahia

Quanto mais próximo do litoral, maiores serão os danos provocados pelas intempéries do clima

Otávio Augusto
postado em 27/10/2018 07:00
Ondas de até sete metros e ventos acima de 100km por hora podem atingir neste fim de semana o litoral do Rio Grande do Sul até a Bahia. A formação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico interrompeu a navegação de embarcações de pequeno e médio porte na região Sul. A orientação é para que pescadores e banhistas evitem o mar. Chuvas fortes, rajadas de vento e agitação marítima são esperadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) entre hoje e amanhã.

Quanto mais próximo do litoral, maiores serão os danos provocados pelas intempéries do clima. A Defesa Civil emitiu um alerta, em que destaca que reflexos do ciclone podem afetar sobretudo Santa Catarina. Florianópolis está em estado de alerta. Lá, o prefeito Gean Loureiro convocou órgãos de segurança para ;respostas rápidas; a eventuais transtornos.

A Marinha destacou a possibilidade de reflexos no litoral do Espírito Santo e no Sul da Bahia. Nesses locais, os ventos podem chegar a 75km/h. Estão previstas chuvas intensas e alagamentos. ;Os estados têm risco de tempestade de raios, granizo, vendaval e chuva intensa;, destaca boletim meteorológico. Ontem, os primeiros sinais do fenômeno puderam ser sentidos em algumas regiões. A chuva ganhou força em Curitiba, além de ressaca no litoral do Paraná.

;A maior atenção deve ser de quem mora na região litoral onde os sinais podem ser mais intensos. Áreas de instabilidade para chuva com rajadas de ventos entre 40km/h e 60km/h já são fortes. Ventos de 100km/h podem destelhar coberturas, quebrar galhos, danificar marquises e causar danos em construções;, explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Naiane Araújo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação