Brasil

Globo vai recorrer de proibição de divulgação de inquérito do caso Marielle

Decisão da Justiça do Rio também foi confrontada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/11/2018 09:45
Marielle Franco foi assassinada em março deste ano
A TV Globo vai recorrer da decisão do juiz Gustavo Gomes Kalil, da 4; Vara Criminal do Rio, que mantém a proibição de divulgação do conteúdo do inquérito do caso que investiga os assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes, ocorridos em 14 de março deste ano. A decisão de Gomes Kalil atende a pedido da Divisão de Homicídios, da Polícia Civil, e do Ministério Público do estado.

O magistrado considera a divulgação do conteúdo "deveras prejudicial, pois expõe dados pessoais das testemunhas, assim como prejudica o bom andamento das investigações, obstaculizando e retardando a elucidação dos crimes hediondos em análise". A decisão de Gomes Kalil proíbe a Globo de divulgar trechos do inquérito mesmo sem a identificação de testemunhas.

A emissora teve acesso ao teor do inquérito policial esta semana e veiculou duas reportagens sobre o assunto nos telejornais locais do Rio de Janeiro e nacionais. A Globo recorreu da decisão por considerar que ela fere a liberdade de imprensa e lembra que o caso é de interesse público no país inteiro e no exterior.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) discordou da decisão judicial e, em nota, afirmou que considera "que a decisão do juiz viola o direito dos brasileiros à livre circulação de informações de interesse público. A imposição de censura é uma afronta à Constituição. A liberdade de imprensa, fundamental para a democracia, deveria ser resguardada por todas as instâncias do Poder Judiciário, mas é frequentemente ignorada por juízes que, meses ou anos depois, são desautorizados por tribunais superiores."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação