Brasil

TST pede mais tempo para elaborar acordo e encerrar negociações com SNA

Segundo o vice-presidente do órgão, não houve tempo para a elaboração de uma proposta que atendesse a categoria dos profissionais e das empresas aéreas.

postado em 28/11/2018 15:44
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) tem até sexta-feira (30/11) para se manifestar se aceitam ou não uma nova proposta que trata das discussões sobre a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da aviação regular para 2018/2019. O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Renato de Lacerda Paiva, solicitou na terça-feira um tempo maior para analisar a questão e propôs que a categoria aprove o novo cronograma durante a assembleia, prevista para quinta-feira (29/11).
O TST está à frente das negociações desde 23 de novembro, após um pedido do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). De acordo com Lacerda, não houve tempo para a elaboração de uma proposta que atendesse as duas partes. Com a prorrogação do prazo, o órgão espera que o acordo seja aceito tanto pelos trabalhadores quanto pelas empresas aéreas.
No pedido, o TST incluiu a prorrogação da atual CCT para o dia 14 de dezembro ; que tem vencimento previsto para 1; de dezembro. Se aceita, todas as cláusulas previstas na CCT serão prorrogadas, como passe livre, auxílio alimentação, diárias, entre outras. O ministro também se comprometeu a apresentar uma nova proposta até 5 de dezembro.


Negociações

Em 27 de novembro, o SNA e o Snea já haviam participado de uma audiência para discutir o assunto, mas, após sete horas de negociações, não houve acordo. Cinco dias antes, a categoria rejeitou a proposta apresentada pelo Snea para a renovação do CCT. Segundo a nota publicada no site do SNA, a proposta não contemplava a reposição de salários pelo INPC, e isso significaria perda salarial. Os dois sindicatos começaram a negociar em 23 de outubro.
A assembleia de quinta-feira (29/11) está prevista para as 15h, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Campinas. Durante o encontro, o SNA deve decidir os novos passos da categoria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação