Publicidade

Correio Braziliense

Nova CNH digital pode ser emitida diretamente pelo aplicativo

A ferramenta, lançada nesta quinta-feira (20/12) pelo Ministério das Cidades, é o primeiro dispositivo no mundo nesta categoria e, daqui alguns anos, deve substituir a emissão em papel do documento e reduzir os custos para o cidadão e para os órgãos emissores


postado em 21/12/2018 22:21 / atualizado em 21/12/2018 22:27

Motorista pode obter CNH Digital direto do celular sem ir ao Detran(foto: Divulgação/Serpro)
Motorista pode obter CNH Digital direto do celular sem ir ao Detran (foto: Divulgação/Serpro)
 
Além dos aplicativos de funções e redes sociais favoritas, agora é possível carregar a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) na tela inicial do celular ou tablet. A ferramenta, lançada nesta quinta-feira (20/12) pelo Ministério das Cidades, é o primeiro dispositivo no mundo nesta categoria e, daqui alguns anos, deve substituir a emissão em papel do documento e reduzir os custos para o cidadão e para os órgãos emissores. 
 
“Lançamos a carteira 3.0, uma ferramenta inovadora que o Brasil é vanguardista no mundo todo, para que os 25 milhões de brasileiros que já têm o QR Code no verso da sua CNH física possam utilizar no meio digital”, declarou o titular da pasta Alexandre Baldy na cerimônia de lançamento do software. 
 
Criado por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo permite gerar o documento eletrônico remotamente sem a necessidade do comparecimento ao Departamento de Trânsito (Detran) ou do uso de certificado digital. A CNH Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.
 
Para ter acesso a novidade é necessário ter CNH com QR Code impresso no verso do documento e fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store. Atualmente, mais de 26 milhões de brasileiros possuem o documento com o código de barras bidimensional.A nova funcionalidade traz duas ferramentas de segurança, QR Code e reconhecimento facial. Existem diferentes camadas no aplicativo que garantem a segurança do processo de emissão do documento.
 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade