Publicidade

Correio Braziliense

VÍDEO: banhistas relatam aparição de tubarões perto da praia, em Maceió

Instituto confirmou a presença dos animais: "Embora não seja possível identificar a espécia, podemos confirmar que são dois tubarões com cerca de 1,5m"


postado em 03/01/2019 18:35 / atualizado em 03/01/2019 18:43

(foto: Divulgação/IMA-AL)
(foto: Divulgação/IMA-AL)
 
Um grupo de banhistas relatou ter avistado tubarões a poucos metros da areia, na praia de Jatiúca, em Maceió (AL), na noite dessa quarta-feira (2/1). Vídeos com a suposta aparição dos animais foram compartilhados nas redes sociais.
 
 
 
A ONG Instituto Biota de Conservação afirmou que integrantes de sua equipe foram ao local e realmente avistaram os tubarões. "Embora não seja possível identificar a espécia, podemos confirmar que são dois tubarões com cerca de 1,5m. Provavelmente, essa dupla veio atrás de cardumes de peixes que foram atraídos pela iluminação artificial nas praias", diz a entidade.
 
 
 
Contudo, ao contrário do que também chegou a circular nas redes sociais, a praia não foi interditada. Em nota, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) esclareceu que recomendou que os banhistas evitassem a área na noite de terça. Porém, ainda segundo o IMA, desde então a região passou a ser monitorada "e, até o momento, não apresenta nenhuma normalidade".
 
 

O IMA também corrobora a afirmação do Instituto Biota de que a ocorrência dos tubarões é "esporádica" e que eles podem ter seguido em busca de peixes que foram atraídos pela iluminação artificial. "Uma evidência da constante presença de cardumes na área é a constante pesca de arrasto que ainda existe no local", conclui a nota.
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade