Brasil

VÍDEO: banhistas relatam aparição de tubarões perto da praia, em Maceió

Instituto confirmou a presença dos animais: "Embora não seja possível identificar a espécia, podemos confirmar que são dois tubarões com cerca de 1,5m"

postado em 03/01/2019 18:35
Agentes usam binóculos para tentar avistar tubarões em praia de Maceió
Um grupo de banhistas relatou ter avistado tubarões a poucos metros da areia, na praia de Jatiúca, em Maceió (AL), na noite dessa quarta-feira (2/1). Vídeos com a suposta aparição dos animais foram compartilhados nas redes sociais.
[VIDEO1]
A ONG Instituto Biota de Conservação afirmou que integrantes de sua equipe foram ao local e realmente avistaram os tubarões. "Embora não seja possível identificar a espécia, podemos confirmar que são dois tubarões com cerca de 1,5m. Provavelmente, essa dupla veio atrás de cardumes de peixes que foram atraídos pela iluminação artificial nas praias", diz a entidade.
[VIDEO2]
Contudo, ao contrário do que também chegou a circular nas redes sociais, a praia não foi interditada. Em nota, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) esclareceu que recomendou que os banhistas evitassem a área na noite de terça. Porém, ainda segundo o IMA, desde então a região passou a ser monitorada "e, até o momento, não apresenta nenhuma normalidade".
[VIDEO3]

O IMA também corrobora a afirmação do Instituto Biota de que a ocorrência dos tubarões é "esporádica" e que eles podem ter seguido em busca de peixes que foram atraídos pela iluminação artificial. "Uma evidência da constante presença de cardumes na área é a constante pesca de arrasto que ainda existe no local", conclui a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação