Brasil

Dia de Reis é celebrado hoje: saiba como fazer a simpatia da romã

Conforme a tradição, hoje famílias levam os sábios do Oriente para perto do Menino Jesus nos presépios

Gustavo Werneck/Estado de Minas
postado em 06/01/2019 09:33

Grupo Folia dos Santos Reis visitou presépios em casas na ponte e na parte alta de Santa Luzia

Fé, alegria e celebração. No encerramento do ciclo natalino, Santa Luzia reviveu ontem uma tradição centenária, colorida e com muito ritmo: a Folia de Reis. O grupo Folia dos Santos Reis, do Bairro Paulo VI, em Belo Horizonte, visitou presépios na Ponte e na parte alta da cidade. O evento faz parte da 1; Jornada de Reis, em Santa Luzia, promovida pela Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia, presidida por Beto Matheus.

Santa Luzia tem dezenas de presépios, autênticas obras de arte, feitos nas próprias casas, e abertos à visitação pública. Com muito esmero, dedicação e seguindo ensinamentos dos pais e avós, pessoas de todas as idades montam nas salas das casas o cenário do nascimento de Jesus, com a manjedoura, a Sagrada Família, os pastores, os animais e outras figuras.

Vale lembrar que hoje é comemorado o Dia de Reis, que também obedece a um ritual. Reunidas, as famílias levam para perto do Menino Jesus os sábios do Oriente, mais conhecidos como reis magos: Belquior, Baltazar e Gaspar.

E, para começar bem o ano, nestes tempos de crise e incertezas, por que não seguir mais uma tradição no Dia de Reis? Trata-se da simpatia da romã, poderosa para atrair sorte, dinheiro e amor. Além, é claro, de paz, saúde e tranquilidade. Faça o seguinte: engolir três caroços, jogar o mesmo número de caroços para trás e guardar mais três na carteira. E ir repetindo a frase ;Gaspar, Belquior e Baltazar, que o dinheiro não venha me faltar;. Há ainda quem dobre a contagem, fazendo com seis sementes, numa referência ao dia 6, quando os reis magos visitaram o Menino Jesus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação