Brasil

Abertura não oficial do carnaval leva foliões ao centro do Rio

Articulados em mensagens nas redes sociais, os blocos não oficiais estão entre os principais fenômenos do carnaval carioca nos últimos anos

Agência Estado
postado em 06/01/2019 20:37
Blocos de rua reúnem foliões desde às 12 horas em diversos pontos do centro da cidade

O ano mal começou e o carnaval do Rio de Janeiro já tem hoje (6) sua abertura não oficial. Blocos de rua reúnem foliões desde às 12 horas em diversos pontos do centro da cidade, e a programação prevista para a festa deve se estender até o início da noite.

Articulados em mensagens nas redes sociais, os blocos não oficiais estão entre os principais fenômenos do carnaval carioca nos últimos anos e, ano após ano, a programação vem crescendo no pré-carnaval, no pós-carnaval e até em outras épocas.

O designer Guilherme Tinoco, de 23 anos, chegou ao centro do Rio às 12h, para ver o primeiro desfile, na Praça XV. Criado em uma família que não costumava participar da festa, ele conta que demorou a conhecer o carnaval de rua, o que só aconteceu quando passou dos 20 anos.

"A primeira vez que eu saí foi no pré, no carnaval e no pós. Foi ótimo. Agora, quero tirar o atraso", conta ele, que acredita que, como o pré-carnaval começa logo após o Réveillon, é um ótimo argumento para seduzir os turistas a estenderem sua permanência na cidade, ou convencê-los a voltar.

A vendedora ambulante Rosana Maria, de 52 anos, torce para que o carnaval comece cada vez mais cedo na cidade. "Espero que esse ano seja muito bom, porque a virada do ano foi horrível para mim", se queixa ela, que saiu de Duque de Caxias na manhã deste domingo disposta a seguir a folia enquanto houver festa no centro do Rio.

"Quanto mais carnaval, melhor. Se tivesse o ano inteiro, aí que ia ser bom", brinca a ambulante, que teve que interromper a entrevista para combinar a programação dos próximos dias e para atender clientes em busca de uma cerveja gelada. "Hoje ainda está fraco, vamos ver se melhora", disse.

Entre os blocos previstos para hoje estão o Boi Tolo, o Truque do Desejo, o Bloco das Mulheres Rodadas e o Vem Cá, Minha Flor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação