Brasil

Sensação térmica de município do Sul chega a 56°C, segundo aplicativo

Apesar da previsão do sistema meteorológico do estado prever pancadas isoladas de chuva à tarde, os termômetros têm mostrado altas temperaturas ao longo do dia.

postado em 17/01/2019 16:04
foto da sensação térmica de Jaraguá do Sul, em SC
A sensação térmica de Jaraguá do Sul, município de Santa Catarina, chamou atenção na manhã desta quinta-feira (17/1), e chegou a 56;C. Apesar da previsão do Centro de Informação de Recursos Ambientais e da Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), sistema meteorológico do estado, prever pancadas isoladas de chuva à tarde, os termômetros têm mostrado altas temperaturas ao longo do dia.
Segundo o Ciram, a sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento, enquanto o índice de calor é combinação entre sensação térmica e umidade relativa do ar.
Ainda de acordo com o instituto, a previsão é que as temperaturas variem entre 24;C a 37;C, e umidade relativa do ar em 99%. No entanto, uma foto enviada ao Correio por uma moradora da cidade mostra o indicador em 44;C, a umidade em 35%, e a sensação térmica em 56;C. O valor foi mostrado por um aplicativo de celular que mostra a temperatura na região.
A assistente de vendas Tânia Joana, 25 anos, contou que o verão costuma ser rigoroso na cidade. Ela mora no município há quase um ano e, para driblar o calor, tem que beber água o dia inteiro, e estar em ambientes onde o ar condicionado esteja ligado. "Como a cidade tem muito morros ao redor, acho que contribui um pouco para deixar a cidade ainda mais abafada", relatou.
Segundo contou Tânia, mesmo durante a noite, a sensação abafada e o calor continuam. "Geralmente, quando chega a tarde, chove em alguns pontos. Mas, nada que faça diminuir o calor", disse. "No inverno, as temperaturas são bem baixas também, mas nada tão rigoroso quanto está sendo esse calor", disse.
Em contato com o Correio, o Ciram informou que o índice de calor chegou a 42;C às 11h na região, mas não confirmou o suposto valor de 56;C.

De acordo com o boletim disponibilizado, em janeiro e fevereiro pelo Ciram, o regime de verão já está estabelecido e as chuvas convectivas (curta duração) ocorrem com maior frequência entre a tarde e noite. No entanto, a previsão é de temperatura próxima a acima da média em SC. Durante a estação, pelo menos duas a três ondas de calor devem manter a temperatura alta, inclusive no período noturno, por vários dias consecutivos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação