Publicidade

Correio Braziliense

Barragem de Brumadinho não estava entre as 50 sem garantia de estabilidade

Um levantamento feito, ano passado, pelo jornal Estado de Minas mostrou que o estado tem mais de 400 barragens de rejeitos e quase 10% delas apresentam riscos


postado em 25/01/2019 14:48 / atualizado em 25/01/2019 16:20

Barragem de Brumadinho após rompimento (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Barragem de Brumadinho após rompimento (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Em um levantamento feito pelo jornal Estado de Minas mostrou, no início do ano passado, que Minas tem 50 barragens sem garantia de estabilidade, e a barragem de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), e que se rompeu no início da tarde desta sexta-feira (25/1), não estava entre elas. 
 
Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros de Contagem, que atende o município, há vítimas. Na matéria publicada em janeiro de 2018, a procuradora de Justiça e membro da força-tarefa Rio Doce – que acompanha e cobra pelo Ministério Público de Minas Gerais ações após a tragédia do rompimento da Barragem do Fundão –, Andressa Lanchotti, há pelo menos 400 barragens de rejeitos no estado, sendo que quase 10% precisam ser monitoradas de perto devido aos perigos de ruptura, com efeitos graves para o meio ambiente e núcleos humanos. 
 
Ver galeria . 16 Fotos Corpo de Bombeiros/Divulgação
(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )
 

 “Usamos o inventário da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), estudos técnicos do MP com indicadores de quais estruturas estão em risco, dados estatísticos de processos, inquéritos civis e chegamos ao número de 37 barragens. Mas não dá para falar com segurança que além dessas não tenhamos outras em situação de risco”, afirma a procuradora, que destacou a necessidade de ampliar a fiscalização e de aprovar as leis que tramitam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) há dois anos para que haja um fortalecimento desse controle de implantação e garantias dos empreendimentos. 
 
A Feam aponta a existência de 50 barragens sem garantia de estabilidade, nem todas de rejeitos. Confira abaixo a lista completa: 
 
(foto: Arte/EM)
(foto: Arte/EM)
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade