Brasil

Sete corpos foram encontrados entre rejeitos de barragem em Brumadinho

Prefeito da cidade disse que as vítimas estavam em meio à lama que engoliu a cidade. Ao menos 300 pessoas seguem desaparecidas; 182 foram resgatadas com vida

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/01/2019 20:37

Lama em Brumadinho

As equipes de resgate encontraram sete corpos nos rejeitos da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), na tarde desta sexta-feira (25/1). As informações foram confirmadas pelo prefeito da cidade, Avimar de Melo Barcelos. Informações oficiais do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais dão conta de que, ao menos, 200 pessoas seguem desaparecidas. O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, responsável pela barragem, disse que 427 funcionários da mineradora estavam no local na hora da tragédia. No início da noite desta sexta-feira, 182 pessoas foram resgatadas com vida.

A barragem de rejeitos da Vale se rompeu no início da tarde desta sexta. A lama atingiu, além da parte técnica da mineradora, uma comunidade próxima ao local. Até a última atualização desta reportagem, o número total de pessoas atingidas ainda era incerto.

Ao todo, 51 militares e seis aeronaves foram utilizados para localizar e auxiliar vítimas da tragédia. As aeronaves também estão ajudando a resgatar pessoas que estão ilhadas por conta da lama.

[FOTO1323859]

O presidente Jair Bolsonaro lamentou o rompimento de uma barragem de rejeitos, que causou destruição em Brumadinho (MG), nesta sexta-feira (25/1). Pelas redes sociais, Bolsonaro também afirmou que os ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Canuto; Minas e Energia, Bento Albuquerque; e Meio Ambiente, Ricardo Salles, estão a caminho da cidade mineira, que fica a cerca de 60km de Belo Horizonte.

Há três anos, um episódio semelhante aconteceu na cidade de Mariana, também em Minas Gerais. Dezenove pessoas morreram, nesta que, até hoje, era considerada a maior tragédia socioambiental da história do país. Ninguém foi punido.

Prefeito da cidade disse que as vítimas estavam em meio à lama que engoliu a cidade. Ao menos 300 pessoas seguem desaparecidas; 182 foram resgatadas com vida

Segundo dados transmitidos pelo representante da Vale ao governador mineiro, das 427 pessoas no local, 279 foram resgatadas vivas e 150 pessoas seguem desaparecidas. Todas ligadas à empresa. Bombeiros já solicitaram o nome dos desaparecidos.


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) diz que a estrutura da barragem tinha área total de aproximadamente 27 hectares, 87 metros de altura e não recebia rejeitos desde 2015. A estabilidade estava atestada pelo auditor conforme declaração apresentada em agosto de 2018.

"No momento, a grande medida é ver sobreviventes, e informar às famílias dos atingidos", diz o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Ao todo, cerca de 100 bombeiros atuam na ocorrência e a previsão é de que o contingente dobre a partir da madrugada deste sábado (26/1). Dezenas de helicópteros do aparato estadual e de outros órgãos participam das buscas por sobreviventes. O posto de comando foi montado em uma faculdade de Brumadinho e será mantido pelos próximos dias.

Um número 0800 será disponibilizado em breve para o envio de informações sobre pessoas desaparecidas na região. Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), não há risco de desabastecimento de água na Região Metropolitana da capital.

São cerca de 2 mil pessoas estão sem energia e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) trabalha para retomar a ligação elétrica na área. Há cinco torres de iluminação para auxiliar os trabalhos de salvamento durante a madrugada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação