Brasil

Brumadinho: foto de bombeiro que viralizou nas redes sociais é de 2011

Imagem é, na verdade, de um resgate feito em Patos de Minas, há mais de sete anos

Estado de Minas
postado em 26/01/2019 11:44
Em 2011, operário caiu em uma cisterna de 17 metros e foi salvo por um militar da 4ª Companhia de Patos de Minas
Em meio aos milhares de postagens nas redes sociais sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, uma foto em especial chamou atenção. A imagem de um bombeiro abraçando uma pessoa suja de lama foi compartilhada por muita gente, com mensagens de solidariedade para as vítimas e equipes de resgate.

No entanto, o registro não foi feito em Brumadinho. Na verdade, a foto é de 2011, quando um soldado do Corpo de Bombeiros resgatou um agricultor que ficou preso dentro de uma cisterna em Patos de Minas, na Região do Alto Paranaíba. Em 2016, cinco anos depois do acidente, o EM registrou um reencontro entre a vítima e seu "salvador".
A imagem é creditada a Aislan Henrique, da equipe do Corpo de Bombeiros. Coincidentemente, a corporação republicou a imagem no Twitter dois dias antes do desastre em Brumadinho, com um recorte que não mostrava onde ela foi tirada.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação